Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Hackers poderiam paralizar uma cidade cheia de carros autônomos, apontam físicos

Por| 04 de Agosto de 2019 às 19h30

Link copiado!

Hackers poderiam paralizar uma cidade cheia de carros autônomos, apontam físicos
Hackers poderiam paralizar uma cidade cheia de carros autônomos, apontam físicos

Apesar de os carros autônomos ainda serem uma novidade surgindo em caráter de testes por aí, é certo que eles serão um dos principais meios de transporte no futuro. Nesse contexto, físicos do Instituto de Tecnologia da Geórgia e da Multiscale Systems simularam um cenário bastante interessante quanto ao futuro do transporte mundial, já que o estudo envolveu analisar o que seria necessário para paralisar uma cidade inteira através de ataques hackers a carros autônomos.

O estudo constatou que, mesmo parando aleatoriamente apenas 20% dos carros durante um horário de pico, todos os carros acabariam ficando encalhados em uma cidade como a de Manhattan. Vale lembrar que Manhattan é um local famoso pelo bom planejamento urbano, sendo uma das cidades que melhor permitem a fluidez do transporte.

Peter Yunker, professor assistente na Escola de Física da Georgia Tech e coautor que liderou o estudo, disse que, em caso de um grande ataque hacker do tipo, cidades sem grandes planejamentos poderiam sofrer danos ainda maiores.

Considerando que a maior parte da discussão de segurança sobre veículos autônomos gira em torno de ataques e problemas que poderiam acarretar na colisão entre os carros ou contra um pedestre, os físicos que trabalharam nesse estudo esperam que esse trabalho leve especialistas e funcionários públicos a considerarem as implicações dos carros autônomos e as formas de como tal tipo de ataque poderia ser impedido ou resolvido em tempo para impedir o caos total.

Continua após a publicidade

Fonte: Fox News