Hackers poderiam paralizar uma cidade cheia de carros autônomos, apontam físicos

Por Se Hyeon Oh | 04 de Agosto de 2019 às 19h30

Apesar de os carros autônomos ainda serem uma novidade surgindo em caráter de testes por aí, é certo que eles serão um dos principais meios de transporte no futuro. Nesse contexto, físicos do Instituto de Tecnologia da Geórgia e da Multiscale Systems simularam um cenário bastante interessante quanto ao futuro do transporte mundial, já que o estudo envolveu analisar o que seria necessário para paralisar uma cidade inteira através de ataques hackers a carros autônomos.

O estudo constatou que, mesmo parando aleatoriamente apenas 20% dos carros durante um horário de pico, todos os carros acabariam ficando encalhados em uma cidade como a de Manhattan. Vale lembrar que Manhattan é um local famoso pelo bom planejamento urbano, sendo uma das cidades que melhor permitem a fluidez do transporte.

Peter Yunker, professor assistente na Escola de Física da Georgia Tech e coautor que liderou o estudo, disse que, em caso de um grande ataque hacker do tipo, cidades sem grandes planejamentos poderiam sofrer danos ainda maiores.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Considerando que a maior parte da discussão de segurança sobre veículos autônomos gira em torno de ataques e problemas que poderiam acarretar na colisão entre os carros ou contra um pedestre, os físicos que trabalharam nesse estudo esperam que esse trabalho leve especialistas e funcionários públicos a considerarem as implicações dos carros autônomos e as formas de como tal tipo de ataque poderia ser impedido ou resolvido em tempo para impedir o caos total.

Fonte: Fox News

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.