Hackers invadem conta de criadores do Ubuntu no GitHub e criam 11 repositórios

Por Wagner Wakka | 09 de Julho de 2019 às 10h12

A conta do GitHub dos criadores do Ubuntu, uma das principais distros Linux da atualidade, foi hackeada. A Canonical confirmou que seu perfil foi acessado na última sexta-feira, dia 6 de julho, após ter percebido a criação de 11 novos repositórios de códigos em sua conta no GitHub. 

A quem não conhece, aqui vale uma pequena explicação dos termos. O GitHub é a principal plataforma em que empresas e desenvolvedores divulgam e transmitem seus códigos para outros usuários, seja com acesso privado de times ou até divulgação de código aberto. Já o Ubuntu é uma das distribuições Linux mais populares, também sendo muito usada por desenvolvedores. 

A informação veio de comunicado do time de segurança do Ubuntu. “Nós podemos confirmar que em 06/07/2019 uma conta pertencente à Canonical no GitHub teve suas credenciais comprometidas e foi usada para criar repositórios e itens dentro de atividades”. 

A empresa também já informou que removeu tudo que foi modificado a partir do dia em que houve a invasão, bem como está investigando a falha que teria permitido o acesso. Junto disso, também tranquilizou os usuários e disse que nenhuma informação ou código dentro do sistema foi afetado, garantindo a segurança do sistema operacional. 

Esta é a terceira vez que uma distro Linux é afetada por algo assim. Em 2013, o Ubuntu enfrentou problemas em seus fóruns, com novo incidente em 2016. Em 2016, entretanto, aconteceu o caso mais grave de todos: o Linux Mint foi alvo de hackers, que criaram uma versão contaminada do sistema operacional e começaram a compartilhá-la entre desenvolvedores

O Ubuntu, contudo, é dissociado do GitHub, de forma que mantém grande parte dos seus códigos em servidores offline, exatamente para evitar problemas como esse. 

A Canonical já informou que deve publicar um relato mais detalhado do que aconteceu depois que as investigações forem concluídas.

Fonte: Twitter

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.