Hacker rouba dados de mais de 218 milhões de usuários dos jogos da Zynga

Hacker rouba dados de mais de 218 milhões de usuários dos jogos da Zynga

Por Nathan Vieira | 30 de Setembro de 2019 às 22h20
Divulgação

No último domingo (29), o portal norte-americano The Hacker News divulgou que um hacker paquistanês que atende pelo codinome de Gnosticplayers roubou dados dos usuários de jogos da desenvolvedora Zynga, responsável por uma coleção de jogos on-line de sucesso - incluindo FarmVille, Words With Friends, Zynga Poker, Mafia Wars e Cafe World - com mais de um bilhão jogadores em todo o mundo. Nesse caso, os principais alvos foram os jogadores do Draw Something e Words With Friends.

O hacker conseguiu acessar, sem autorização, um enorme banco de dados com mais de 218 milhões de usuários, e essa violação de dados afetou todos os jogadores de Android e iOS que instalaram e se inscreveram no jogo Words With Friends até o dia 2 de setembro deste ano. Em um comunicado publicado em 12 de setembro, a Zynga admitiu a violação de dados e revelou que as "informações de login da conta para determinados jogadores do Draw Something e Words With Friends podem ter sido acessadas", mas na ocasião a empresa não entrou em maiores detalhes, e também não divulgou o número de usuários afetados. "Recentemente, descobrimos recentemente que determinadas informações da conta de jogador podem ter sido acessadas ilegalmente por hackers externos", escreveu.

Jogadores do Words with Friends tiveram seus dados roubados por um hacker

O The Hacker News descobriu ainda que as informações roubadas incluem nomes, endereços de e-mail, senhas, números de telefone, IDs do Facebook, IDs da conta Zynga e até tokens de redefinição de senha. Além disso, o hacker também alega ter acessado dados pertencentes a outros jogos desenvolvidos pela Zynga, como o jogo OMGPOP, que tinha sido descontinuado.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

"Os ataques cibernéticos são uma das realidades infelizes de fazer negócios hoje. Uma investigação foi iniciada imediatamente, as principais empresas forenses terceirizadas foram contratadas para ajudar e entramos em contato com a polícia", declarou a desenvolvedora de jogos. "Enquanto a investigação estiver em andamento, não acreditamos que nenhuma informação financeira tenha sido acessada. No entanto, identificamos as informações de login da conta de determinados jogadores do Draw Something e Words With Friends que podem ter sido acessados. Como precaução, tomamos medidas para proteger as contas desses usuários contra logins inválidos. Planejamos notificar ainda mais os jogadores à medida que a investigação avança", a Zynga ainda aproveitou para explicar, na ocasião.

A Zynga ainda terminou o comunicado dizendo o seguinte: "A segurança dos dados de nossos jogadores é extremamente importante para nós. Estamos trabalhando duro para resolver esse problema e continuamos comprometidos em apoiar nossa comunidade".

Fonte: The Hacker News e Zynga

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.