Publicidade

ESET explica como funciona golpe que rouba seu WhatsApp por meio do QR Code

Por| 06 de Junho de 2019 às 20h50

Link copiado!

ESET explica como funciona golpe que rouba seu WhatsApp por meio do QR Code
ESET explica como funciona golpe que rouba seu WhatsApp por meio do QR Code

A ESET, laboratório de pesquisa que desenvolve soluções de segurança digital, revela que criminosos estão utilizando um ataque chamado QRLjacking para sequestrar uma conta de WhatsApp e ter acesso a todos os contatos, arquivos e conversas de tal usuário.

Pelo visto, esse novo método visa atingir aplicativos que usam o QR Code para autenticar registros, assim como acontece com o WhatsApp, que permite aos usuários utilizarem o serviço também pela web e, para isso, é preciso autenticar o QR Code. De acordo com a ESET, os cibercriminosos estão se valendo dessa função para sequestrar as contas dos usuários, de forma que eles parecem ter desenvolvido ferramentas que capturam a imagem do QR Code gerada pelo WhatsApp e criam um novo código para o usuário. Dessa forma, tendo o QR Code em mãos, os hackers conseguem ter todo o acesso ao conteúdo da vítima.

Daniel Barbosa, especialista em segurança da informação da ESET América Latina, diz que qualquer aplicativo que utiliza o QR Code pode ser alvo desse tipo de ataque, e que é necessário um trabalho de conscientização e mais recursos que entreguem segurança.

Para se esquivar desse tipo de ataque, a ESET explica que o usuário precisa ter em mente como os aplicativos funcionam, além de que é interessante usar redes públicas ou não confiáveis o mínimo possível, apenas quando for realmente necessário e não houver uma outra opção de conectividade disponível. Obviamente, é imprescindível que a pessoa observe se o app em questão respondeu ao seu comando após a autenticação por QR Code, além de manter todos os programas e aplicativos atualizados.