Siga o @canaltech no instagram

Conselho Nacional de Justiça confirma ataque hacker em seus servidores

Por Wagner Wakka | 02 de Abril de 2019 às 17h04
Shutterstock

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) teve seu sistema invadido na última segunda-feira (1). A informação foi levantada pelo Valor e confirmada nesta terça (2) pelo CNJ, em nota de esclarecimento.

“Nesta segunda-feira (1º/4), o portal do Conselho Nacional de Justiça na Internet foi objeto de ataque de hackers. Nenhum sistema de informações processuais, como o PJe (Processo Judicial Eletrônico), o BNMP (Banco Nacional de Monitoramento de Prisões) e o SEEU (Sistema Eletrônico de Execução Unificado), foi afetado. O CNJ acionou as autoridades e tomou as medidas necessárias para apurar os fatos e manter a segurança do Portal”, informou o órgão.

Apesar de não haver vazamento de informações processuais, apuração do Valor aponta que milhares de dados pessoais, entre eles nomes, CPFs e números de contas bancárias foram expostos.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Outra instituição que acompanha o caso é o DefCon-Lab, especializado em segurança cibernética. O órgão identificou outro vazamento também na segunda, em que 6 mil linhas de dados foram expostas. Na lista de informações pessoais estão também números de contas bancárias, telefones e CPFs. “Além de credenciais de acesso a serviços mantidos pelo CNJ”, completa o laboratório.

Linhas de código vazadas dos servidores do CNJ às quais o Defcon Lab teve acesso (Foto: DefconLab)

Um especialista consultado pelo G1 apontou que 94 bancos de dados do CNJ sofreram ataques, nos quais havia informações sobre usuário e senhas do portal. O órgão usa um sistema de códigos de acesso em formato hash, o que apenas apresenta para o invasor uma sequência de números, letras e outros caracteres aleatórios.

Ainda não há informações sobre a origem de tais ataques, nem sobre os autores do cibercrime.

Fonte: DefconLab, Valor, CNJ, G1

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.