Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ataque virtual faz Louisiana declarar "estado de emergência"

Por| 29 de Julho de 2019 às 10h29

Link copiado!

Ataque virtual faz Louisiana declarar "estado de emergência"
Ataque virtual faz Louisiana declarar "estado de emergência"

Em 2019, ciberataques são um tipo de ocorrência cada vez mais comum, e o último relatório da Kaspersky mostra que houve um aumento de 60% em golpes para roubo de senha no primeiro semestre deste ano. Mas as coisas estão um pouco fora do controle no estado de Louisiana, nos Estados Unidos.

Na última sexta-feira (26), o governador de Louisiana, Jon Bel Edwards, declarou “estado de emergência” devido a ataques do tipo ransomware, que bloquearam os telefones e o acesso a arquivos das escolas de três regiões metropolitanas do estado: as paróquias de Sabine, Morehouse e Ouachita). “Paróquia” é a palavra usada pelo estado de Louisiana para identificar suas regiões metropolitanas — por exemplo, dentro de Louisiana, a região da “Grande São Paulo” seria chamada de “Paróquia de São Paulo”).

Ataques do tipo ransomware são conhecidos por invadem os computadores de uma rede e bloquearem o acesso a arquivos e serviços daquela rede, exigindo o pagamento de um resgate (assim como em um sequestro) para que o cibercriminoso responsável pela invasão libere os arquivos infectados. Esse tipo de ataque é cada vez mais comum no mundo todo, mas o fator complicador neste caso em específico é o fato de acontecer em uma rede pública.

Quando esses ataques ocorrem em empresas particulares, é possível lidar com o caso sem revelá-lo para a imprensa, mas isso se torna impossível quando o alvo é uma rede de órgão público que afeta serviços essenciais de diversas cidades — e esse ataque está impedindo todo o processo de rematrícula nas escolas dessas três paróquias do Estado, o que significa que milhares de famílias não sabem se suas crianças estão ou não matriculadas para o próximo ano letivo.

Continua após a publicidade

Por conta da natureza crítica dos serviços, é bem provável que Lousiana pague aos criminosos o valor pedido para a recuperação dos arquivos da rede, e a declaração de um “estado de emergência” é um indicador de que esse pagamento deverá mesmo acontecer. Isso porque, ao declarar “estado de emergência”, um estado tem acesso a recursos federais destinados para o auxílio em emergências, e também pode pedir ajuda de agências governamentais para a resolução do problema. No momento, especialistas em cibersegurança estão trabalhando na recuperação dessas redes, mas a proximidade do início do ano letivo pode não dar a esses profissionais o tempo necessário para resolver a questão sem o pagamento do resgate.

O estado de Louisiana não é o primeiro a ser afetado por esse tipo de ataque. Um caso famoso aconteceu na cidade de Atlanta, onde um ransonware fez com que fossem perdidos diversos arquivos e evidências de processos criminais, inclusive de investigações ainda em andamento. De acordo com o governador John Bel Edwards, o estado de Louisiana continuará em “estado de emergência” até o dia 21 de agosto, ou até todas as redes afetadas serem restauradas.

Fonte: CNBC