Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Aplicativo falso do FaceApp vem infectando usuários com adware MobiDash

Por| 19 de Julho de 2019 às 15h40

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Kaspersky

Nos últimos dias, o aplicativo FaceApp tomou conta das redes sociais e ficou no topo dos aplicativos mais baixados, se tornando uma febre. No entanto, algumas preocupações em relação à privacidade do usuário começaram a ser debatidas.

Em meio a essa popularidade repentina, especialistas da empresa de segurança Kaspersky descobriram a existência de um aplicativo falso com as mesmas características do FaceApp, mas com intuito malicioso. O app infecta os dispositivos com um módulo de adware chamado MobiDash.

De acordo com os especialistas, o aplicativo é baixado via fontes não-oficiais e, então, instalado, mas ao simular uma falha ele acaba sendo removido. Com isso, um módulo malicioso do aplicativo fica instalado no aparelho da vítima, exibindo anúncios que acabam resultando no lucro dos cribercriminosos responsáveis pelo golpe.

Continua após a publicidade

Os dados da Kaspersky mostram que aproximadamente 500 usuários passaram pelo problema nos últimos dias, e que quase 800 modificações diferentes de módulo foram identificadas. O Brasil é o terceiro país mais infectado por este tipo de adware no mundo, ficando atrás apenas da Rússia e da Índia.

Especialistas recomendam que, antes de baixar um aplicativo, mesmo que seja popular, é necessário verificar se é de confiança e está presente em lojas oficiais, além de fazer a leitura dos termos de privacidade de recursos oferecido pelo serviço e a verificação das permissões que são solicitadas, como o acesso à contas já existentes em redes sociais.