Sistema de comunicação do Itamaraty sofre ataque de hackers

Por Redação | 28 de Maio de 2014 às 10h13

O sistema de comunicação interna do Itamaraty, utilizado pelo Ministério das Relações Exteriores e por embaixadas brasileiras ao redor do mundo, foi alvo de uma invasão hacker nesta segunda-feira (26).

De acordo com a Agência Brasil, até a tarde de ontem o sistema ainda estava suspenso por razões de segurança. A Polícia Federal e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República estão investigando a origem dos ataques.

O Itamaraty confirmou a ocorrência da invasão e disse que ela se restringiu aos e-mails dos servidores. O acesso ao chamado IntraDocs, no qual ficam arquivados os telegramas e documentos sigilosos do serviço diplomático e o sistema de troca de informações entre o Ministério e os postos diplomáticos no exterior não foram atingidos.

Segundo o Itamaraty, a invasão se deu através de uma técnica utilizada pelos criminosos conhecida como phishing, em que e-mails de origem aparentemente conhecida são enviados às vítmas contendo um link que as redireciona para páginas falsas a fim de capturar as informações solicitadas ou instalar arquivos maliciosos na máquina.

O número de servidores comprometidos não foi divulgado.

Em abril, o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) feito pelo senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), que apurou denúncias de espionagem estrangeira no Brasil, concluiu que o país apresenta "vulnerabilidade" e "despreparo" em segurança cibernética.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.