Hackers utilizam mortes de Robin Williams e Eduardo Campos para espalhar vírus

Por Redação | 14 de Agosto de 2014 às 14h40

Os grandes eventos de comoção internacional continuam sendo a principal maneira utilizada pelos criminosos virtuais para alastrar vírus e infectar computadores de terceiros com malwares. Nesta semana, a firma de segurança AVG alerta para a propagação de emails que prometem imagens do ator Robin Williams e do candidato à presidência Eduardo Campos mortos, utilizando a curiosidade mórbida das pessoas como isca.

Isso se repete sempre que temos a notícia do falecimento de alguma celebridade. Também se repetem os casos de gente que acaba caindo na armadilha e tendo suas máquinas infectadas com todo tipo de praga, que vão desde aquelas que causam danos a arquivos ou sistemas operacionais até as que se instalam com o intuito de roubar dados financeiros, pessoas ou de acesso a serviços.

Segundo a AVG, trata-se de um dos métodos mais populares entre os hackers, a engenharia social. Utilizando sentimentos como tristeza e comoção ou simplesmente a curiosidade alheia, os criminosos levam suas vítimas a clicarem em links maliciosos ou acessarem sites falsos. Alguém em tais condições pode ser manipulado de forma mais fácil e acaba, efetivamente, baixando o vírus, mesmo que tenha alguma noção sobre métodos de segurança e proteção na internet.

Pelo menos um cavalo de troia, o Autoit_c.BAGZ, já foi identificado como presente em ameaças virtuais que utilizam as mortes de Williams e Campos como mote. A AVG continua monitorando a rede em busca de novas ameaças, prometendo emitir mais alertas de segurança no futuro, caso seja necessário.

As recomendações são sempre as mesmas. Evite clicar em links de emails oriundos de pessoas que você não conhece e tome cuidado redobrado no acesso a sites que prometem esse tipo de conteúdo. Não faça downloads relacionados ao tema e, acima de tudo, mantenha firewalls, antivírus e outras soluções de segurança sempre ativas e atualizadas.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.