Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Coreia do Norte é acusada de atacar sistema bancário da Coreia do Sul

Por| 20 de Março de 2013 às 17h45

Link copiado!

Coreia do Norte é acusada de atacar sistema bancário da Coreia do Sul
Coreia do Norte é acusada de atacar sistema bancário da Coreia do Sul

As redes de computadores de muitos bancos e emissoras de TV sul-coreanos foram afetadas por um ataque virtual na manhã desta quarta-feira (20). O ataque paralisou os caixas eletrônicos e o atendimento em agências de todo o país, e mais de seis horas após iniciado o blecaute no sistema bancário, muitas agências ainda não tinham seus sistemas normalizados. As informações são do TG Daily.

A autoria do ataque não foi reivindicada por nenhuma pessoa ou grupo, mas muitos representantes do governo sul-coreano acreditam que os ataques foram originários da Coreia do Norte. O vizinho do norte é suspeito de espalhar um malware poderoso pelo mundo, visando afetar instituições importantes. Além disso, o país vive um conflito político e belicoso com a Coreia do Sul.

O malware usado aparentemente para atacar o sistema bancário do país prejudicou computadores e destruiu a sua capacidade de reinicialização. Algumas pessoas relataram terem visto uma imagem de uma caveira na tela do computador antes dele se desligar por completo – alguns serviços tiveram suas atividades normalizadas algumas horas depois da invasão.

As autoridades sul-coreanas classificam o ataque de hoje (20) como o pior contra o país em dois anos, impactando fortemente as negociações financeiras da Coreia do Sul, que são atreladas a um complexo e veloz sistema de conexão de banda larga. Um ataque cibernético mais poderoso poderia ter causado sérios estragos na infraestrutura financeira do país asiático.

Continua após a publicidade

Entre as instituições financeiras mais afetadas pelo ataque cibernético estão os bancos Shinhan Bank, Nonghyup Bank, Munhwa Broadcasting Corp., YTN e Korea Broadcasting System.