Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

1 em cada 5 brasileiros já tiveram identidade roubada na internet, diz pesquisa

Por| 30 de Maio de 2019 às 20h40

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre PSafe

Pesquisa recente da PSafe revelou que um em cada cinco brasileiros já tiveram suas identidades roubadas na internet, sendo cerca de 24,2 milhões de vítimas potenciais em todo o Brasil. Aproximadamente 51,3% dos entrevistados tiveram seus números de telefone roubados, de acordo com o estudo, enquanto 44,3% tiveram suas informações de redes sociais afetadas, 37,1% tiveram tal problema com seu e-mail, 26,8% com o número do CPF e 19,3% sofreram roubos de dados do cartão de crédito.

Cada vez mais rotineira, a prática do roubo de identidade é bastante perigosa. Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, explica que são três as formas mais comuns de hackers terem acesso às informações privadas dos usuários.

A primeira, segundo o especialista, é explorar pontos vulneráveis de segurança em empresas e, então, fazer o roubo dos dados sigilosos. Os cibercriminosos também procuram por fragilidades em servidores terceirizados dessas empresas e que possuam uma base de dados vazados sem proteção por senha. Há casos, ainda, em que ex-funcionários de companhias divulgam informações confidenciais de usuários e clientes após uma demissão.

Com os dados da vítima em mãos, os criminosos fazem cadastros e criam contas em sites, logando em redes sociais, sincronizando senhas e armazenando dados e arquivos pessoais, ou ainda utilizando o número de cartão de crédito para fazer compras online.

Continua após a publicidade

O estudo completo está disponível para consulta online.