Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Serpro lança app que permite registro de BOs pelo smartphone

Por| 06 de Novembro de 2019 às 18h15

Link copiado!

Rawpixel/Depositphotos
Rawpixel/Depositphotos

Delegacia Virtual: esse é no nome de um aplicativo desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que permitirá que vítimas de furto, roubo, ou acidente de trânsito registrarem um Boletim de Ocorrência - o popular BO - na polícia usando apenas um smartphone.

Ao abrir o aplicativo, o usuário digita seu CPF e faz uma selfie, que é imediatamente submetida ao reconhecimento facial do Datavalid - plataforma de reconhecimento facial do próprio Serpro. Após a validação, o app oferece a possibilidade de gravação de áudio para o relato da situação. Esse áudio é transcrito por meio de processamento de linguagem natural e o texto é classificado de acordo com a natureza do crime. Tudo com o suporte de inteligência artificial e com a identificação, por satélite, da localização exata do cidadão.

O app encontra-se em fase de concepção pelo Serpro, junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, e cujo protótipo inicial foi apresentado na Futurecom 2019, evento de telecomunicações e transformação digital que aconteceu na última semana em São Paulo. O protótipo inclui ainda uma outra interface que indica, dentro de um mapa, as ocorrências registradas em tempo real. Tudo para que o cidadão ou gestor tenham uma percepção instantânea da criminalidade e demais ocorrências.

Continua após a publicidade

Na palma da mão

De acordo com João Paulo Souza, gerente de Soluções de Inteligência e Procedimentos Policiais do Serpro, o serviço está sendo idealizado para rodar em uma aplicação responsiva a dispositivos móveis, ou mesmo em totens distribuídos nas delegacias, sempre com acesso por meio de reconhecimento facial ou autenticação no Gov.br. As delegacias físicas poderão acessar as ocorrências encaminhadas pela solução para homologar os registros e, a depender da natureza do BO, o cidadão terá que comparecer ao órgão para complemento de informações.

"O projeto está em fase de concepção de negócio e detalhamento de requisitos e, portanto, ainda não tem uma data específica para lançamento. Contudo, a estratégia será de implantação modular, o que antecipa alguns recursos ao cidadão", explica Souza. "Os tipos de ocorrências disponibilizadas ao cidadão para registro por meio da Delegacia Virtual serão definidas por cada estado, dentro da competência e autonomia da Polícia Civil de cada local", completa.

Tecnologia sem mistério

Continua após a publicidade

Quando o Delegacia Virtual for, efetivamente, lançado, todas as delegacias que desejarem poderão aderir à solução. Os pré-requisitos necessários serão simples: basicamente, um treinamento do programa, que será oferecido pelo Serpro aos agentes policiais, além de estações de trabalho ou dispositivos móveis conectados à internet.

A Solução Delegacia Virtual vai integrar-se ao módulo "Procedimento Policiais Eletrônicos" (PPE), do Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública). O PPE, que visa facilitar a gestão e o registro de procedimentos policiais em todo o Brasil, já está implantado e em funcionamento em alguns estados. O módulo oferta o cadastro e tramitação de Boletins de Ocorrência (BO), desde seu registro até seu fechamento ou encaminhamento como procedimento policial, em formato de Inquérito Policial (IP), Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), Auto de Investigação de Ato Infracional (AIAI), ou mesmo registro de Auto de Prisão em Flagrante (APF).

Transformação digital

Entre as vantagens para a população, destaca João Paulo, haverá a facilidade de acesso e uso do serviço de registro de boletins de ocorrência, e maior celeridade no atendimento ao cidadão. Para o Estado, a inovação significa: um conjunto de dados maior, mais robusto e organizado para a segurança pública do país; a desoneração do agente policial lotado na delegacia física, que poderá empregar sua força de trabalho em outras atividades policiais; e a simplificação de processos no setor.

Continua após a publicidade

A implementação da solução em todas as delegacias não teve sua data divulgada, mas, deverá ocorrer nos próximos meses.

Fonte: Serpro