Serpro anuncia chegada da carteira profissional em versão eletrônica ao Brasil

Serpro anuncia chegada da carteira profissional em versão eletrônica ao Brasil

Por Rafael Arbulu | 27 de Março de 2019 às 13h43

Em breve teremos uma carteira de trabalho totalmente digitalizada para chamar de nossa. Segundo a assessoria de imprensa do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a tecnologia começa a ser utilizada em abril, inicialmente por representantes do setor comerciário, agências de policiamento e por conselhos deliberativos (como o CRM dos médicos etc.), e espera-se que a novidade traga impacto na vida de 700 mil profissionais.

O atrativo das carteiras profissionais digitais é a sua segurança de autenticação: cada uma possui um QR Code exclusivo, a fim de aferir à autenticidade do documento e registro de dados do cidadão que o usa. Os documentos poderão ser usados independente de Internet, só dependem da conexão para o processo de vinculação e criação da carteira no dispositivo além de futuras atualizações.

App de facilidades

Além do documento digital, o Serpro também informa que criará um aplicativo que deve funcionar como canal de serviços para quem for usuário da novidade. Com o objetivo de eliminar burocracias indevidas, o app trará possibilidades de pedido, emissão, bloqueio de cancelamento da carteira profissional digital, além de atualizações cadastrais integradas com outras repartições públicas e divulgação de campanhas.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.