Publicidade

Receita Federal vai permitir atualizar dados do CPF pela internet

Por| 12 de Janeiro de 2017 às 14h49

Link copiado!

Receita Federal vai permitir atualizar dados do CPF pela internet
Receita Federal vai permitir atualizar dados do CPF pela internet
Tudo sobre Receita Federal

A partir da próxima segunda-feira (16), a Receita Federal vai permitir que os cidadãos atualizem seus dados cadastrais no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) pela internet. O novo serviço será gratuito e poderá ser feito por meio do site da Receita a qualquer hora do dia, inclusive nos feriados e finais de semana.

Para atualizar dados cadastrais do seu CPF, como nome, endereço e telefone, o contribuinte deverá preencher um formulário eletrônico disponível no receita.fazenda.gov.br. A nova ferramenta poderá ser utilizada por brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil.

Além da vantagem de evitar filas em unidades de atendimento dos Correios, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal para realizar a alteração, o contribuinte também economiza R$ 7.00, valor cobrado pelo serviço presencial.

Receita aposta no mundo digital

Continua após a publicidade

Também a partir da próxima semana, novos modelos de Comprovantes de Inscrição e de Situação Cadastral no CPF serão disponibilizados pela Receita em formato de QR Code. "Com o QR CODE, a confirmação da autenticidade dos comprovantes CPF será mais ágil, simples e garantirá segurança para quem consulta", explica o órgão.

Atualmente, a Receita Federal disponibiliza serviço de Confirmação da Autenticidade do Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral em seu site, mas ele é pouco utilizado devido a algumas burocracias, como a exigência de que dados do documento (NI CPF, Código de Controle, data da Emissão e Hora da Emissão) sejam informados na íntegra.

O uso do QR Code para obter comprovantes de CPF também ajuda a reduzir o risco de fraudes, uma vez que serão validados em tempo real com as informações constantes na base de dados da Receita Federal.

Fonte: Receita Federal