Receita Federal vai permitir atualizar dados do CPF pela internet

Por Redação | 12 de Janeiro de 2017 às 14h49

A partir da próxima segunda-feira (16), a Receita Federal vai permitir que os cidadãos atualizem seus dados cadastrais no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) pela internet. O novo serviço será gratuito e poderá ser feito por meio do site da Receita a qualquer hora do dia, inclusive nos feriados e finais de semana.

Para atualizar dados cadastrais do seu CPF, como nome, endereço e telefone, o contribuinte deverá preencher um formulário eletrônico disponível no receita.fazenda.gov.br. A nova ferramenta poderá ser utilizada por brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil.

Além da vantagem de evitar filas em unidades de atendimento dos Correios, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal para realizar a alteração, o contribuinte também economiza R$ 7.00, valor cobrado pelo serviço presencial.

Receita aposta no mundo digital

Também a partir da próxima semana, novos modelos de Comprovantes de Inscrição e de Situação Cadastral no CPF serão disponibilizados pela Receita em formato de QR Code. "Com o QR CODE, a confirmação da autenticidade dos comprovantes CPF será mais ágil, simples e garantirá segurança para quem consulta", explica o órgão.

Atualmente, a Receita Federal disponibiliza serviço de Confirmação da Autenticidade do Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral em seu site, mas ele é pouco utilizado devido a algumas burocracias, como a exigência de que dados do documento (NI CPF, Código de Controle, data da Emissão e Hora da Emissão) sejam informados na íntegra.

O uso do QR Code para obter comprovantes de CPF também ajuda a reduzir o risco de fraudes, uma vez que serão validados em tempo real com as informações constantes na base de dados da Receita Federal.

Fonte: Receita Federal