Publicidade

Receita Federal lança chatbot no Telegram para serviços de CPF

Por  | 

Compartilhe:
Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Receita Federal

Não são apenas as empresas privadas: órgãos governamentais também estão sendo forçados a “digitalizar” suas atuações por conta da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV2). A mais nova entidade pública a surfar nessa onda é a Receita Federal, que inaugurou, na última segunda-feira (3), um chatbot no Telegram como forma de reduzir a necessidade por atendimentos presenciais neste período caótico.

O funcionamento é simples: basta acessar o mensageiro, procurar pelo canal ReceitaFederalOficial e interagir com a ferramenta, que é capaz de bater um papo com o contribuinte e auxiliá-lo com serviços relacionados ao Cadastro de Pessoa Física (CPF). O próprio “atendente robô” faz solicitações e análises de documentos para prover os serviços essenciais a respeito desse documento crucial.

De acordo com um comunicado da própria Receita Federal, estão disponíveis os seguintes serviços: atualização/alteração de dados e regularização de CPF; segunda via de CPF; informação do número do CPF; consulta à situação cadastral e consulta ausência de Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF).

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Apesar de ser uma iniciativa interessante, é curioso pensar o porquê da preferência da Receita Federal pelo Telegram em vez do WhatsApp. Ademais, é um pouco preocupante pensar que, dentro do Telegram, pode ser bem comum a criação de canais falsos para enganar internautas desatentos: sendo assim, desde já, ressaltamos que a comunicação deve ser unicamente pelo ReceitaFederalOficial, e não por quaisquer outros nomes derivados.

Fonte: Gov.br

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*