Publicidade

Projeto que obriga crédito de música vinculada em podcast avança na Câmara

Por| 21 de Setembro de 2019 às 10h30

Link copiado!

Projeto que obriga crédito de música vinculada em podcast avança na Câmara
Projeto que obriga crédito de música vinculada em podcast avança na Câmara

Os meios digitais agora podem passar a ser obrigados a indicar quais músicas estão sendo executadas em seus programas publicados online. Uma proposta de mudança de lei foi aprovada recentemente pela Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. 

O projeto de Lei 3841/08 pretende modificar outra lei, a de Direitos Autorais. Atualmente, o texto obriga que meios do audiovisual indiquem os autores das músicas que estão sendo veiculadas nas produções. A mudança obrigaria veículos digitais e eletrônicos a também fazerem o mesmo. 

Pelo texto, entram na regra rádios online, podcasts, streaming, aplicativos, entre outros. A proposta vem da deputada Jandira Feghali, que ressaltou a necessidade de adequação para meios não-analógicos. 

“Está claro que a indicação do nome e ou pseudônimo do autor e do intérprete das obras musicais executadas é uma obrigação. Ocorre que tal dispositivo é omisso no que se refere à veiculação em meio eletrônico ou digital”, explicou.

Continua após a publicidade

Caso um veículo não faça os devidos créditos de autoria, está passível de processo por danos morais. Na descrição, é preciso conter autor, editor, intérprete e produtor da gravação difundida pela plataforma digital. 

Apesar de ter sido aprovada na Comissão de Cultura, o texto foi rejeitado na de Ciências e Tecnologia. Na época, o relator disse que havia outro processo semelhante, sendo que o andamento de ambos poderia atrapalhar a discussão. O texto está em parecer desde 2008 e ainda não há uma regra definida para o assunto. 

Para que passe a valer, ele terá de passar pela análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Como há pareceres divergentes, o texto deve seguir em votação pelo plenário da Câmara. Depois disso, seguirá para o Senado e somente depois de todo esse trâmite passará a valer com sanção presidencial. 

Ainda não há previsão de sequência do documento. 

Continua após a publicidade

Fonte: Câmara