Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Projeto de lei quer obrigar que smartphones tragam função de rádio FM ativada

Por| 03 de Outubro de 2019 às 08h55

Link copiado!

Projeto de lei quer obrigar que smartphones tragam função de rádio FM ativada
Projeto de lei quer obrigar que smartphones tragam função de rádio FM ativada

Os smartphones podem ter que começar a ter receptores de rádios FM de forma obrigatória no Brasil. A decisão vem por conta de um Projeto de Lei que tramita na Câmara dos Deputados e que foi aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços nesta quarta-feira (2). 

O texto defende que aparelhos de telefonia celular que sejam fabricados ou montados no Brasil tragam acesso à rádio FM. Assim, fabricantes precisam habilitar a função antes de comercializar o dispositivo por aqui. 

A proposta é do deputado Amaro Neto (Republicanos - ES) o qual destaca que, embora o receptor já esteja pré-instalado na maioria dos aparelhos, a função não está ativada. “Ao ter a funcionalidade de recepção de rádio desabilitada nos celulares, os usuários são obrigados a utilizar o serviço pago de dados (streaming) comercializado pelas empresas de telefonia, o que reduz significativamente o acesso da população às programações das emissoras de rádio”, explicou.

Segundo o deputado, 97% dos aparelhos do mercado contam com receptor interno para rádio FM. Ou seja, basta uma pequena mudança e software para que ele seja habilitado. 

Continua após a publicidade

O texto segue em caráter conclusivo na Câmara, isto é, caso não haja discordância entre as comissões, não precisa do parecer em plenária para seguir para o Senado. Ele ainda precisa ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. 

Depois disso, a PL terá parecer do Senado e precisa de sanção presidencial para valer como lei. Caso a medida seja aprovada, empresas terão 180 dias para se adequarem.

Fonte: Agência Câmara