Lei quer isentar ICMS de produtos comprados online e retirados em lojas físicas

Lei quer isentar ICMS de produtos comprados online e retirados em lojas físicas

Por Wagner Wakka | 08 de Agosto de 2019 às 16h50

Um novo Projeto de Lei quer retirar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em caso de transferência de produtos, quando uma empresa trabalha de modo multicanal.Em outras palavras, essa isenção ocorrerpa quando há a compra virtual, mas com possibilidade de retirada, troca ou devolução em um estabelecimento físico. 

A medida valeria para o próprio vendedor ou parceiro terceirizado credenciado. Ou seja, caso o usuário compre um produto pela internet e retire em uma loja, esta segunda empresa não terá ICMS sobre a movimentação. 

“Pela proposta, qualquer empresa contribuinte do ICMS poderá ser habilitado como estabelecimento credenciado, mesmo que não seja do mesmo grupo econômico do vendedor”, aponta comunicado da Câmara. 

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Segundo o documento, a proposta é integrar lojas físicas e online, para que não seja repassado o custo de retirada para o usuário. Assim, caso você possa comprar online e retirar em uma loja física não terá um custo adicional para isso. 

A proposta surgiu baseada em exemplos internacionais. “Quem comprou a mercadoria poderá fazer a troca ou devolução na mesma loja onde retirou o produto. Nesse caso, o estabelecimento que fizer a devolução para o vendedor principal será creditado referente ao ICMS dessa transação”, explica comunicado da Câmara. 

Atualmente, o documento está em regime de prioridade pela Comissão Finanças e Tributação e pela de Constituição e Justiça e de Cidadania. Somente depois que será encaminhada para apreciação em Plenário. O projeto é intitulado PL Complementar 148/19.

Fonte: Camara

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.