Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Programa Internet para Todos aguarda liberação no Confaz por tempo indeterminado

Por| 25 de Agosto de 2019 às 20h30

Link copiado!

Programa Internet para Todos aguarda liberação no Confaz por tempo indeterminado
Programa Internet para Todos aguarda liberação no Confaz por tempo indeterminado

Assim como se pode presumir, o programa chamado Internet para Todos consiste, basicamente, na universalização da banda larga. No entanto, graças a questionamentos sobre segurança jurídica da isenção do ICMS para os provedores parceiros, o programa se encontra congelado.

Durante audiência na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados na última quinta (22), o secretário de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Victor Menezes, fala sobre o congelamento.

Segundo ele, a demora em receber um aval do Conselho de Políticas Fazendárias (Confaz) se deve ao escopo do órgão. "Todo mundo sabe que o Confaz tem dificuldades, tem que ter uma decisão unânime com todos os estados. Então hoje não estamos aplicando a política", aponta. O entendimento do Tribunal de Contas da União (TCU) é que não teria ficado claro na resolução do Confaz a isenção do ICMS para um programa diferente do Gesac. "Vimos isso como sinal amarelo. Como gestor, não vou avançar contra uma sugestão do TCU", completa. O MCTIC continua aguardando a avaliação do órgão.

Vale lembrar que oprograma foi criado em 2018, durante a gestão do Kassab, e chegou a contar com 675 municípios cadastrados, com mais de 2,5 mil prefeituras interessadas. Em agosto, o MCTIC chegou a dizer que o programa não estava paralisado, porque algumas empresas começaram a se queixar que tentavam se cadastrar e não tinham sucesso.

Continua após a publicidade

Menezes afirma também que o Ministério só implantará o programa Internet para Todos se a isenção tributária for esclarecida, mas não chegou a dar alguma previsão de quando isso poderia acontecer. "Nossa recomendação foi no sentido de dar mais segurança jurídica para o Ministério e as próprias empresas".

Fonte: Teletime