Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pix internacional: BC acha que solução é mais fácil do que moeda única

Por| Editado por Claudio Yuge | 06 de Março de 2023 às 19h20

Link copiado!

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Na última segunda-feira (27), o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, anunciou os planos para o "Pix Internacional", que vai permitir o pagamento entre países de maneira simplificada. Segundo informações de funcionários do BC, o projeto deve ser implementado em 2025.

A intenção de Campos Neto é substituir a pauta sobre "moeda única" no continente, aplicando a ferramenta de pagamentos simplificada no lugar. Em um evento realizado no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), o presidente do Banco Central disse:

“Estamos olhando como fazer o Pix internacional. Alguns países da América Latina já estão discutindo com a gente como eles vão adotar o Pix. Achamos que vai ter um bloco. Você viaja entre os países e faz o pagamento automático. Assim, se resolve o problema do pagamento transfronteiriço. Estamos trabalhando com Uruguai, Colômbia e Equador. O Chile também nos procurou”, afirmou.

Continua após a publicidade

Moeda única x Pix internacional

Em sua primeira viagem internacional como presidente eleito, Lula foi até a Argentina e, em uma de suas declarações, revelou planos de lançar uma unidade de valor compartilhada entre os países — facilitando o comércio entre o Brasil e os países da América Latina. No entanto, a notícia não foi bem recebida pelo público político e civil.

No evento, Campos Neto afirmou que o pix internacional é uma maneira de unificar o bloco "sem a necessidade de falar em termos de moeda". Ele justifica que o pagamento instantâneo unificado seria o suficiente para facilitar o trabalho de pagamento entre as nações.

Fonte: FDR