O que é o passaporte da vacina e como usar no celular

O que é o passaporte da vacina e como usar no celular

Por Guadalupe Carniel | Editado por Bruno Salutes | 01 de Setembro de 2021 às 18h00
Elements/davidpereiras

Com a flexibilização, diversos estabelecimentos estão reabrindo assim como fronteiras. Com isso, surgiu o “Passaporte da Vacina”, como é chamado o certificado de vacinação, um documento digital, que dá acesso a shows, bares, academias, entre outros de uso coletivo, conforme as regras de cada município.

Além de utilizar o passaporte para um maior controle do público nos locais, a ideia dos Governos Estaduais é incentivar os brasileiros a completarem o esquema vacinal, já que, segundo o levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), quatro em cada dez não tomaram a segunda dose.

Como funciona o Passaporte da Vacina

Com a apresentação do documento, a entrada será autenticada de forma digital, através de apps. No caso da cidade de São Paulo, é possível utilizar o aplicativo e-SaúdeSP (Android | iOS), uma plataforma própria da Secretaria de Saúde da Cidade, que gera um QR Code para ser conferida a veracidade das informações e o registro das doses de vacina tomadas. 

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Também é permitido usar o app PoupaTempo Digital (Android | iOS) e, o Certificado Nacional de Vacinação, emitido pelo ConectSUS (Android | iOS), conforme ensinamos aqui. Além disso, pode-se apresentar o comprovante físico, em papel.

Onde usar o Passaporte da Vacina

As regras variam de acordo com as cidades; a partir de hoje (1º), cidades como São Paulo, Guarulhos, Rio de Janeiro adotaram essa medida, onde as pessoas precisam comprovar  a vacinação completa.

No caso de Guarulhos, será obrigatório em todo estabelecimento; na cidade de São Paulo, em eventos com mais de 500 pessoas, como shows, exposições e peças de teatro. 

As regras para utilizar o passaporte da vacina variam conforme o município (Imagem: Sonyachny/Envato Elements)

No Rio de Janeiro, além de eventos públicos, será necessário apresentar o passaporte por meio do ConectSUS para fazer cirurgias, seja em hospitais da rede pública ou privada e, também para continuar a ter acesso a auxílio como o Cartão Família Carioca.

Outros Estados já começaram a adotar o passaporte da vacina; no Amazonas, a regra vale desde 23 de agosto e é destinada a bares e flutuantes; no Ceará estão sendo realizados eventos-teste, onde, para entrar, tem que comprovar que tomou a vacina com pelo menos 15 dias de antecedência.

No Espírito Santo, locais públicos com mais 600 pessoas precisam que seja apresentado o certificado de vacinação ou teste negativo. Já Pernambuco, estuda utilizar uma espécie de selo para certificar apps que permitirão participar de eventos. 

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.