Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novas regras para apps de transporte em São Paulo já estão valendo

Por| 10 de Janeiro de 2018 às 14h16

Link copiado!

Novas regras para apps de transporte em São Paulo já estão valendo
Novas regras para apps de transporte em São Paulo já estão valendo

Começaram a valer a partir desta quarta (10) as novas regras para o funcionamento dos aplicativos de mobilidade urbana na cidade de São Paulo. Entre as definições, está a exigência do Cadastro Municipal de Condutores para motoristas, Certificado de Segurança do Veículo de Aplicativo (CSVAPP) e seguro contra acidentes no valor de R$ 50 mil.

Também fazem partes das exigências a obrigatoriedade do emplacamento do veículo na cidade de São Paulo, e o carro precisa ter no máximo cinco anos de fabricação. Os motoristas e empresas terão seis meses para se adequar às novas normas, sendo que essas primeiras duas semanas têm caráter educativo. Depois, começa a fiscalização.

Quem for flagrado descumprindo as regras pode ter o veículo apreendido, e a empresa dona do aplicativo em questão pode ser multada ou, até mesmo, ter sua licença de funcionamento suspensa. Os condutores precisarão, ainda, passar por um curso de qualificação e direção defensiva, sendo que seus carros agora precisam ter um adesivo indicando para qual empresa está trabalhando.

Contudo, as empresas, como Uber, Cabify e 99, reclamam da burocracia para normalizar a questão. Entre as críticas, destaca-se a exigência de que o carro seja emplacado na capital paulista, porque isso impede o aluguel de veículos na região metropolitana. As companhias também entendem que a carga horária do curso de capacitação é excessiva (16 horas).

Continua após a publicidade

Para a Uber, o limite de cinco anos de fabricação do veículo prejudica especialmente quem vive nas periferias, pois "enquanto a maioria dos carros que circulam no centro expandido é mais nova, nas zonas periféricas é comum encontrar carros de 2009". Pelo menos ⅓ dos motoristas da Uber terão problemas por conta disso, segundo a empresa.

Fonte: Agência Brasil