Motoristas do DF terão documento digital do carro (CRLV) já na segunda (27)
Por Wagner Wakka | •

O governo vai lançar na próxima semana o CRLV digital. Este documento é o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, o qual comprova quem é o dono do carro. A programação é que esta possibilidade seja lançada a segunda-feira (27), junto do app da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tanto para Android quanto iOS.
Esta pode ser uma solução importante para este tipo de documentação. A lei obriga que o CRLV esteja sempre com o motorista enquanto ele esteja em posse do veículo. Entretanto, nem todo mundo gosta de deixar o documento no carro, pois, em caso de roubo, é o CRLV que ajuda a identificar o dono do automóvel.
Assim, é comum que, em ambientes nos quais o carro é compartilhado ou no caso de empréstimo, se esqueça de pegar o documento. Com o CRLV, contudo, não há este problema, pois, mesmo em caso de furto ou roubo do veículo, ainda é possível acessar o documento de forma digital.
Em um primeiro momento, apenas o Departamento de Trânsito do Distrito Federal poderá utilizar esta tecnologia. Entretanto, a proposta é que o documento esteja disponível para os outros estados até o final do ano. Junto com o CRLV, o projeto é de que o motorista possa portar outros documentos obrigatórios também apenas pelo celular, como seguro obrigatório (DPVAT) e CNH.
Saiba mais: CNH digital começa a valer em São Paulo; saiba como solicitar a sua
Pelo site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) é possível acompanhar uma lista de quais localidades já têm o benefício da CRLV e CNH digitais.
Segundo informações do Auto Esporte, cabe a cada estado resolver se vai cobrar a mais ou não para a emissão digital do documento. Para este primeiro teste, ainda não haverá cobrança no DF, mas é necessário que o motorista tenha pagado o licenciamento 2018 para conseguir a certificação.
Como usar?
O CRLV digital é incluso no app da CNH digital que pode ser baixado para Android e iOS. Após o registro da CNH, é possível pedir a adição da CRLV no mesmo app.
Caso esteja disponível a CRLV digital em seu estado, a opção para incluir a CRLV no documento vai aparecer em seu app, conforme a imagem abaixo:
Ao tocar na opção, é preciso fornecer número da RENAVAM e número de segurança do CRV e pronto, o documento está inserido. É possível, também, registrar documento de mais de um carro no mesmo aplicativo.
O CRLV contém todas as informações exatamente da mesma forma que seu equivalente físico. Contudo, ainda conta com um QR code para leitura rápida e verificação por agentes de trânsito e policiais. Ainda, o app permite que o usuário faça o download de uma versão em PDF, com assinatura digital, de forma que este impresso tem validade como documento autenticado.
Nesta mesma página do app, é mostrado o seguro DPVAT.
Quem tem o app da CNH digital não precisa baixar um novo, sendo apenas necessário atualizá-lo.
Fonte: Mobile Time, Auto Esporte, Denatran