Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Imposto de Renda 2022: veja como consultar o lote residual

Por| Editado por Claudio Yuge | 24 de Outubro de 2022 às 13h10

Link copiado!

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta segunda-feira (24), a Receita Federal abriu a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) do mês de outubro de 2022. Em todo o Brasil, mais de 471 mil contribuintes devem receber um valor de total R$ 800 milhões

Os lotes residuais são declarações que caíram na malha-fina e foram regularizadas. Segundo a Receita, os valores serão depositados na próxima segunda-feira (31), na conta bancária informada no Imposto de Renda.

Como consultar a restituição do Imposto de Renda?

Continua após a publicidade

Para saber se a restituição está disponível, é necessário acessar a página da Receita Federal, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição". A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.

Outra forma de checar a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF é o aplicativo para tablets e smartphones da Receita (Android/iOS). Se você identificar alguma pendência na declaração 2022, poderá retificá-la no sistema e corrigir as informações que estiverem erradas ou incompletas.

O que fazer se o dinheiro não foi depositado?

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores poderão ser resgatados por até um ano no Banco do Brasil.

Continua após a publicidade

Neste caso, você poderá reagendar o crédito pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Fonte: G1