Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Governo anuncia fim da tributação para bens de informática, com uma ressalva

Por| 02 de Agosto de 2019 às 17h10

Link copiado!

Governo anuncia fim da tributação para bens de informática, com uma ressalva
Governo anuncia fim da tributação para bens de informática, com uma ressalva

A tão esperada mudança na tributação de bens de informática, que vinha sendo avaliada pelo governo federal há algumas semanas, enfim chegou. Segundo anúncio feito pela secretaria de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, 20 tipos de produtos relacionados ao setor passarão a ter zero tributação, sob uma condição específica.

Para gozar do benefício, o produto em questão não pode ter uma contraparte produzida no Brasil. Em termos leigos: se uma empresa, seja ela brasileira ou internacional, conduzir a fabricação de um determinado produto dentro das fronteiras brasileiras, então produtos similares de companhias concorrentes não serão contempladas pelo corte, que também contempla os chamados “bens de capital”, nome atribuído a equipamentos essenciais para a produção de outros produtos como, por exemplo, maquinários da construção civil.

Em ambos os casos, o benefício tem validade até 31 de dezembro de 2021.

“Somente em 2019 já foram concedidos um total de 1.189 ex-tarifários para BK e BIT. O objetivo é promover a atração de investimentos para o Brasil, desonerando os aportes direcionados a empreendimentos produtivos”, afirmou a secretaria, em comunicado oficial.

Continua após a publicidade

Em outras searas, o governo já havia anunciado que estuda a viabilização da redução tributária a jogos eletrônicos, mas nesse tópico, especificamente, a secretaria do Ministério da Economia não divulgou nenhum avanço.

Fonte: Exame