Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Extradição de CFO da Huawei para os EUA ganha capítulo decisivo nesta quarta

Por| 27 de Maio de 2020 às 14h10

Link copiado!

Extradição de CFO da Huawei para os EUA ganha capítulo decisivo nesta quarta
Extradição de CFO da Huawei para os EUA ganha capítulo decisivo nesta quarta
Tudo sobre Huawei

Heather Holmes, juíza canadense da Suprema Corte da Colúmbia Britânica, no Canadá, dará seu parecer nesta quarta-feira (27) sobre um fator decisivo para a extradição de Meng Wanzhou, CFO (e filha do fundador) da Huawei, para os Estados Unidos. A decisão paira sobre a questão da dupla criminalidade no caso de extradição, decidindo se as supostas ações de Meng eram um crime no Canadá e nos Estados Unidos no momento de sua prisão.

Whanzou está a 18 meses em prisão domiciliar no Canadá. Ela foi acusada pelo governo de Donald Trump de violar sanções internacionalmente impostas ao, supostamente, permitir a continuidade de negócios da Huawei com países do Oriente Médio (mais notavelmente, Irã), apesar de restrições comerciais impostas pelos Estados Unidos. Ela e a Huawei negam todas as acusações e o caso é visto como uma espécie de "marco zero" dos conflitos comerciais entre EUA e China.

O julgamento de hoje apresenta um cenário favorável à Whanzou, o que pode culminar na sua libertação. Após ser presa, ela precisou pagar uma fiança de US$ 7,5 milhões para esperar o parecer do caso em prisão domiciliar. Além disso, o caso estreitou as relações entre os governos canadense e chinês.

Continua após a publicidade

Em janeiro último, a equipe jurídica da Huawei argumentou que como as sanções contra o Irã não existiam no Canadá no momento da prisão da executiva, as ações de Meng não poderiam ser configuradas como crime no país norte-americano. Os promotores representando o governo canadense responderam que a mentira em si era a fraude, independentemente da existência de sanções.

Em entrevista à agência de notícias Reuters, Mo Vayeghan, advogado de Vancouver especializado em extradições, o argumento da defesa "tem potencial para ter sucesso". No entanto, ele afirma que os defensores de Whanzou "enfrentam uma batalha difícil" porque os promotores "enfatizaram que a fraude está no centro das acusações criminais", e não nas sanções.

Uma decisão favorável a Meng pode também dar tempo ao governo canadense para decidir se deve recorrer da decisão. No entanto, a Suprema Corte da Colúmbia Britânica decida a favor do governo canadense, o caso passaria para a próxima fase em junho. A partir daí, a discussão seria se as autoridades canadenses seguiram a lei enquanto prendiam Meng. Os argumentos de encerramento são esperados na última semana de setembro e na primeira semana de outubro.

Fonte: Reuters