Publicidade

Estado de São Paulo prorroga quarentena até dia 22 de abril

Por| 06 de Abril de 2020 às 15h13

Link copiado!

Fidel Forato/ Canaltech
Fidel Forato/ Canaltech

Em live transmitida via redes socais, o governador de São Paulo, João Dória, anunciou novas medidas para conter o avanço do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e estendeu a quarentena no estado até o dia 22 de abril. Anteriormente, o prazo era previsto para se encerrar amanhã (7). Como anunciado, a nova determinação entrará em vigor a partir desta quarta-feira (8), após sua publicação no Diário Oficial.

A medida de quarentena seguirá sem flexibilizações, e é uma resposta ao elevado número de casos da COVID-19 no estado. Isso porque no domingo (5), somente a região registrava um total de 275 óbitos pelo novo coronavírus e mais de quatro mil casos de pacientes infectados.

Continua após a publicidade

A decisão de prorrogar a quarentena por mais 15 dias foi tomada após reunião com 15 médicos do Centro de Contingência do coronavírus, que apontaram que o contágio já chegou a cem cidades paulistas e mais de 400 hospitais públicos e privados.

Coletiva de imprensa

Continua após a publicidade

“Nenhuma aglomeração de nenhuma espécie em nenhuma cidade de São Paulo será admitida. As Guardas Municipais ou Metropolitanas deverão agir e, se necessário, recorrer à Polícia Militar para que imediatamente possa haver a dissipação de qualquer movimento ou aglomeração de pessoas. Esta é uma deliberação que deverá ser rigorosamente seguida pela população do estado de São Paulo na defesa de suas vidas e de seus familiares”, acrescentou Doria.

Defendendo a medida, o secretário estadual de Saúde, José Henrique German, afirmou: "Sem essas medidas que temos tomado, no sentido de fazer um isolamento das pessoas, pelos cálculos, seriam 10 vezes mais casos do que os 4600".

O coordenador da Central de Testes do Coronavírus e diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, também ressaltou a importância do isolamento social: “Neste momento, nós precisamos da adesão das pessoas. Precisamos elevar, mostrar que a redução está funcionando em níveis superiores a 70%".

Continua após a publicidade

A coletiva de imprensa também contou com a presença do infectologista David Uip, que retornou dos 14 dias de isolamento, após ter contraído a COVID-19. "Não é brincadeira. Por favor, aqueles que estão subestimando, achando que não é nada, ou que é pouco, eu desejo ardentemente que não adoeçam. É um sofrimento muito grande", comentou Uip.

Resultados do primeiro isolamento

De acordo com os dados, o distanciamento social já está ajudando a reduzir a proliferação de novos casos no estado. Segundo estudo do Instituto Butantan, antes das medidas de restrição a velocidade de transmissão do vírus era de uma para seis pessoas. Em 20 de março, esse número caiu para uma para três. No dia 25, já era de uma para menos de duas. No entanto, quando a taxa for menor do que um para um, poderá se dizer que a epidemia foi controlada.

Continua após a publicidade

Em projeções do Instituto Butantan em parceria com a UnB (Universidade de Brasília) caso nenhuma medida tivesse sido adotada, haveria mais doentes pelo novo coronavírus do que leitos necessários no SUS de São Paulo, e seria preciso acrescentar 20 mil novas vagas, das quais 6,5 mil de UTI.

“Esses resultados positivos reforçam a importância das medidas de afastamento social adotadas. A evolução da epidemia indica claramente que as medidas tem que ser mantidas, e a adesão da sociedade, reforçada. O Centro de Contingência avalia diariamente o impacto das medidas na mobilidade das pessoas, e a constatação é que ainda existe espaço para melhoria. Neste momento crítico da epidemia, a única medida efetiva ao nosso dispor é o distanciamento social”, afirma o médico David Uip.

Continua após a publicidade

De acordo com a prorrogação do prazo de quarentena, os hospitais, clínicas médicas e odontológicas, públicas ou privadas e farmácias devem funcionar normalmente. O mesmo irá acontecer com as transportadoras, armazéns, serviços de transporte público, serviços de call center, pet shops, supermercados, postos de combustível, bancas de jornais, táxis e aplicativos de transporte, desde que sigam as orientações dos médicos sanitaristas.

Os serviços de Segurança Pública estadual e municipal continuam funcionando normalmente. Os bancos, lotéricas e indústrias também devem continuar operando. Já os bares e os restaurantes só poderão atender por delivery. Casas noturnas, shopping centers e galerias, academias de ginástica, espaços para festas e escolas públicas ou privadas deverão seguir fechados.

Fonte: G1