Entrega no Vizinho: Correios agora deixam suas encomendas na casa ao lado

Por Rafael Arbulu | 04 de Março de 2020 às 13h28

Finalmente, uma velha demanda dos clientes dos Correios passou a ser atendida pela empresa estatal desde ontem, 3 de março. Intitulada “Entrega no Vizinho”, o novo serviço da companhia é bem literal em seu funcionamento: como diz o nome, na ausência ou impossibilidade de receber um pacote, os Correios farão a entrega na casa vizinha, onde o destinatário original poderá fazer a devida retirada em momento mais oportuno.

A novidade depende da adesão do usuário, que poderá apontar o endereço vizinho como uma via alternativa de entrega, ou seja, a medida não será tomada deliberadamente pelo entregador: apenas mediante orientação do consumidor é que seu pacote será entregue na “casa ao lado”.

O processo é bem simples: no ato do preenchimento da ficha de endereçamento de um pacote, o remetente marca como “autorizada” a modalidade “Entrega no Vizinho”, apontando o endereço alternativo da pessoa de sua confiança. Para casas, o endereço pode ser, inequivocadamente, o número à sua direita ou à sua esquerda. Em caso de condomínios prediais, qualquer apartamento poderá ser apontado.

Novo modelo de entrega dos Correios agora permite que seus vizinhos recebam pacotes em seu nome caso você esteja ausente no ato da entrega

Vale ressaltar que a modalidade “Entrega no Vizinho” atende apenas remessas SEDEX e PAC, e devem obrigatoriamente seguir as etiquetas de endereçamento aprovadas pelos Correios. De qualquer forma, a novidade não altera o prazo de recebimento do pacote e a entrega no vizinho é devidamente registrada no sistema, sendo marcada na consulta do código de rastreamento.

Além disso, os Correios também inauguraram a função de “Data prevista de Entrega” nas consultas de remessas ainda a serem recebidas. Por ora, a novidade está disponível apenas para consultas feitas pelo desktop, mas a estatal informa que ela deve chegar “logo” aos aplicativos móveis oficiais da empresa.

Fonte: Correios

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.