Publicidade

Eleições 2018 | Conheça o simulador de votação na urna eletrônica

Por| 28 de Setembro de 2018 às 21h30

Link copiado!

Eleições 2018 | Conheça o simulador de votação na urna eletrônica
Eleições 2018 | Conheça o simulador de votação na urna eletrônica

A aproximação das eleições de 2018 está causando discussões para definir os melhores representantes do país para os próximos quatro anos. No mês de outubro, serão escolhidos o presidente e vice-presidente do Brasil, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais (ou distritais no caso do Distrito Federal).

Mas deixando a ansiedade e as brigas partidárias de lado, para preparar a população brasileira para as eleições de 2018 o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou um simulador de votação na urna eletrônica. Através do simulador, o eleitor pode treinar o uso da urna eletrônica a partir de candidatos e partidos fictícios.

O programa reproduz exatamente a votação para todos os cargos disputados nas Eleições Gerais de 2018. Dessa forma, para cada cargo há uma lista de candidatos e partidos divertidos, como Partido dos Esportes, Partido dos Ritmos Musicais, Partido das Profissões, Partido das Festas Populares e Partido do Folclore, que poderão ser escolhidos para que o usuário se prepare para o dia 7 de outubro (primeiro turno) ou para o dia 28 de outubro (segundo turno).

Como utilizar o Simulador de Votação? 

Continua após a publicidade

Passo 1: Para treinar a votação no simulador, acesse a página do software no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e escolha o turno que você deseja simular.

Passo 2: Na nova página, selecione o tipo de eleição que você deseja simular. Na opção “Eleição 2018 - Brasil”, você poderá treinar a votação em deputado estadual, deputado federal, senadores, governador e presidente. Em “Eleição 2018 - Distrito Federal”, o cargo de deputado estadual será substituído por deputado distrital. Já em “Eleição 2018 – Exterior”, você poderá simular a votação de eleitores que residem fora do Brasil.

Continua após a publicidade

Passo 3: Após a seleção do tipo de eleição, será aberta uma página com a imagem da urna eletrônica. Na parte superior, você terá acesso aos partidos e canditatos fictícios. Para explorar as opções, basta utilizar as setas ao lado dos partidos.

Passo 4: A primeira votação aberta será para Deputado Federal. Digite o número do candidato de sua preferência utilizando o teclado da urna virtual. Na tela do simulador você poderá checar a foto, o número, o nome e o partido do candidato escolhido. Se estiver tudo certo, basta clicar no botão verde "CONFIRMA"  Caso você tenha digitado o número errado, aperte o botão laranja "CORRIGE". Para votar em branco, clique no botão "BRANCO". Lembrando que, caso você escolha algum número inválido e clique em "CONFIRMA", seu voto será nulo.

Continua após a publicidade

Passo 5: Repita o passo a passo anterior para simular a votação para os outros cargos.  Quando todos os votos forem confirmados, a tela da urna exibirá a palavra "FIM". Para participar novamente, clique em "Nova simulação".

Pronto, agora você está preparado para as Eleições Gerais de 2018! Já escolheu seus candidatos? Quais são as suas expectativas para os próximos quatro anos? Conte para a gente nos comentários!