Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CNH inteligente, equipada com chip e QR Code, é adiada para o final de 2022

Por| 12 de Dezembro de 2018 às 11h38

Link copiado!

Denatran
Denatran

Depois do lançamento da CNH Digital, exibida no smartphone, o Contran anunciou que também estava trabalhando em uma CNH "inteligente", com o cartão físico sendo equipado com chip e QR Code, com promessa de implementação para janeiro de 2019. Contudo, o órgão adiou esse prazo para o final de 2022.

O novo cartão visa facilitar o acesso remoto de dados e pode funcionar até mesmo como uma espécie de cartão de crédito, com a proposta sendo apresentada no final de 2017. A mudança nos prazos foi oficializada com a alteração do artigo 10 da Resolução Contran nº 718, estabelecendo que a data limite para a implementação muda do dia 1º de janeiro de 2019 para o dia 31 de dezembro de 2022.

De acordo com o Ministério das Cidades (órgão ao qual o Contran está vinculado), a alteração se fez necessária "pois a resolução não foi disciplinada inteiramente, não sendo possível entrar em vigor em janeiro de 2019". O ministério também explica que a transformação digital "levou à necessidade da criação de um grupo de trabalho para estudar prazos num universo temporal de cinco anos e migrar os documentos para a opção digital".

A nova CNH, desenvolvida pela Universidade de Brasília a pedido do Ministério das Cidades, visa se tornar um documento inteligente que facilita o armazenamento e leitura digital de informações sobre o proprietário do veículo. Dotada de chip e QR Code, ela permite que as autoridades de trânsito tenham rápido acesso (até mesmo offline) ao histórico de infrações do motorista. Além disso, várias informações sobre o condutor (incluindo suas digitais) ficarão gravadas na memória do chip, e a nova CNH poderá ser usada para pagar pedágios e serviços de transporte público, servindo até mesmo como instrumento de identificação biométrica em estabelecimentos públicos, como universidades.

Continua após a publicidade

Por fim, com o novo padrão da CNH, o material usado será o policarbonato, que é um tipo de plástico, abandonando a confecção em papel. Abaixo, você confere como será a frente e o verso do novo cartão da CNH, com todas as informações ali contidas.

Fonte: Quatro Rodas