CNH digital pode revelar condutor com carteira cassada, vencida ou suspensa

Por Carlos Dias Ferreira | 23 de Julho de 2018 às 18h33

Além de dificultar a falsificação, a nova Carteira Nacional de Habilitação digital (CNH-e) ainda traz outra vantagem para os órgãos responsáveis por fiscalizar o trânsito no Brasil: o de “dedurar” motoristas cujas carteiras estejam vencidas, cassadas ou suspensas. Isso porque o QR Code presente no documento serve para acessar imediatamente um banco de dados em que são armazenadas informações relacionadas à situação de cada motorista.

Conforme apontou o UOL, a novidade deve ajudar a diminuir o número de motoristas que circulam atualmente com CNH inválida pelo país. De fato, só no estado de São Paulo 554.548 motoristas perderam o direito de dirigir em 2017 – mas apenas 199.226 (35,9%) se apresentaram para entregar o documento ao Detran, conforme expressa a lei.

"Sua CNH vence em 30 dias"

Para utilizar a versão eletrônica da CNH, é preciso possuir o documento original com o referido QR Code. Para gerar o equivalente virtual do documento é preciso escanear o código por meio do aplicativo oficial do Detran, disponível para Android e iOS. Além de permitir acessar o status do titular, a CNH-e também avisa o condutor quando faltam 30 dias para o vencimento, a fim de agilizar a renovação.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Com acesso imediato a bancos de dados e emissão de aviso de vencimento, CNH-e traz vantagens para condutores e agentes de trânsito. (Imagem: reprodução/Detran).

Embora o novo formato esteja em utilização desde maio do ano passado, a carteira tradicional de papel ainda permanece válida, com substituição total prevista apenas para 2019. Quem quiser se adiantar e utilizar a carteira de habilitação virtual, entretanto, tem a possibilidade de pedir uma segunda via junto ao site do Detran (serviço que pode variar conforme o estado.

Fonte: UOL

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.