Publicidade

Brasil é o segundo país com mais serviços públicos digitalizados

Por| 21 de Novembro de 2022 às 16h00

Link copiado!

Pixabay/Buffik
Pixabay/Buffik

A transformação digital nos serviços públicos já era um processo em andamento no governo brasileiro há alguns anos antes da pandemia de covid, e, com o distanciamento social, ganhou ainda mais importância. Por isso mesmo, seu processo foi agilizado e o resultado foi reconhecido pelo Banco Mundial: a entidade reconheceu o Brasil como o segundo país com a mais alta maturidade como governo digital.

A avaliação foi publicada no relatório GovTech Maturity Index 2022, índice divulgado na quarta-feira passada (16), que considera o estado atual da transformação digital do serviço público em 198 economias globais. O Brasil teve o maior avanço entre as nações avaliadas, com cinco posições acima do status publicado no ranking de 2021.

O ranking dos dez líderes em governo digital do mundo traz a Coreia do Sul em primeiro lugar, seguida por Brasil, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Estônia, França, Índia, Lituânia, Mongólia e Rússia.

Continua após a publicidade

Brasil tem ampla oferta de serviços digitais via gov.br

A plataforma gov.br conta com 140 milhões de usuários, o equivalente a 80% da população brasileira acima de 18 anos, segundo a assessoria do governo. O ecossistema gov.br permite o acesso com senha única a milhares de serviços digitais, o que facilita a obtenção de informações e o relacionamento do cidadão com a administração pública.

Entre os serviços de destaque disponíveis estão s Carteiras Digitais de Trânsito e de Trabalho, Abono Salarial, Certificado de Vacinação, Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além do Valores a Receber, do Banco Central.

O Banco Mundial também reconheceu a evolução brasileira em governo digital na oferta para a população da declaração pré-preenchida do imposto de renda por meio da conta gov.br; o maior engajamento dos cidadãos na avaliação dos serviços, com a criação da plataforma de feedback; o incentivo à atuação das startups Govtechs na transformação digital do país; a criação de páginas específicas no gov.br com serviços digitais de Seguridade Social e Trabalho e Emprego; e avanços na interoperabilidade dos sistemas governamentais centrais.