Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bancos vão abrir durante o Carnaval 2024?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Fevereiro de 2024 às 15h35

Link copiado!

Joel santana Joelfotos/Pixabay
Joel santana Joelfotos/Pixabay

Entra ano e sai ano, sempre há uma dúvida na cabeça dos brasileiros: os bancos vão funcionar durante o Carnaval? Para responder essa questão, é necessário verificar com a Febraban — Federação Brasileira de Bancos, órgão que representa as instituições bancárias do Brasil e informa sobre a movimentação na época das festas com os bloquinhos.

Horário dos bancos no Carnaval

Em 2024, está confirmado: não haverá atendimento nas agências bancárias na segunda e na terça-feira de Carnaval, e as operações presenciais serão retomadas a partir das 12h da Quarta-Feira de Cinzas, de acordo com a entidade.

Continua após a publicidade

Então, o esquema é o seguinte:

  • Segunda-feira (12): bancos fechados;
  • Terça-feira (13): bancos fechados;
  • Quarta-feira (14): bancos abrem a partir das 12h.

Porém, vale destacar que o Pix poderá ser realizado normalmente em qualquer um dos dias de festa, já que tem como característica o funcionamento 24 horas.

E as contas?

Continua após a publicidade

Se você tem alguma conta de consumo, como água, energia e telefone, com data de vencimento nos dias do feriado, a Febraban informa que todas poderão ser pagas no dia útil seguinte — no caso, dia 14 de fevereiro, quarta-feira. A boa notícia é que não haverá nenhum acréscimo nos boletos.

Qual o período do Carnaval?

O Carnaval tem como período oficial nacional a data do Sábado de Zé Pereira até a Quarta-Feira de Cinzas. Em todo o território brasileiro, só é considerado feriado caso exista lei estadual ou municipal, como acontece no Rio de Janeiro — portanto, não se trata de um feriado nacional.

Sendo assim, mesmo que empresas e funcionários atendam a mudanças de expediente, o Carnaval é o que se chama de ponto facultativo, que depende da instituição da lei em cada município ou estado. Mesmo se este ponto facultativo for instaurado, ele atende apenas para a terça-feira — neste ano, no dia 13. Nos demais dias, a dispensa fica sob negociação dos envolvidos.

Continua após a publicidade

Também é importante lembrar que de acordo com a regulamentação geral da Febraban, os bancos não funcionam aos finais de semana. Sendo assim, não haverá expediente no sábado e no domingo de Carnaval.

Agora que você já sabe que os bancos não vão trabalhar durante o feriado, aproveite para se programar para curtir os desfiles das escolas de samba, uma parte muito relevante da tradição brasileira de Carnaval.