Anatel envia aparelho que localiza celular para ajudar nas buscas em Fortaleza

Por Claudio Yuge | 15 de Outubro de 2019 às 22h35
diário do nordeste
Tudo sobre

Anatel

Saiba tudo sobre Anatel

Ver mais

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) possui um equipamento que normalmente é usado para localizar celulares, em ações de fiscalização por meio de parceria com as empresas de telefonia. O órgão do governo enviou esse mesmo aparelho para ajudar a encontrar vítimas no desabamento do Edifício Andréa, que desabou na manhã desta terça-feira (15).

O gadget é um analisador de espectro com antena diretiva, capaz de irradiar ondas eletromagnéticas com maior intensidade para uma direção específica. De acordo com o presidente regional da Anatel, Gilberto Studart, isso facilita na busca por fontes emissoras de sinal. "Trouxemos equipe técnica que está com o analisador de espectro, que tem grande chance de ser útil na localização de pessoas que estejam usando o celular abaixo dos escombros e que precisem de socorro", afirmou ao Diário do Nordeste.

"A gente precisa da colaboração das operadoras de telefonia, uma ação conjunta. A tentativa é que a gente consiga dar um suporte para que isso seja feito o mais rápido possível, de maneira eficaz", complementou. Até o início da noite desta terça, dados oficiais contabilizavam uma pessoa morta, nove resgatadas com vida e outras 10 desaparecidas, segundo familiares.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.