Acordo entre Anatel e Algar Telecom transforma multas em melhorias no serviço

Por Rui Maciel | 02 de Agosto de 2019 às 08h00
Tudo sobre

Anatel

Saiba tudo sobre Anatel

Ver mais

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou ontem (1º) a proposta de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da Algar Telecom. Pela proposta, a empresa, que presta serviços de telecomunicação em 15 estados, vai transformar as multas aplicadas pela agência em investimentos na melhoria do serviço. O valor total do TAC é de R$ 86,7 milhões.

Os valores serão revertidos em ações de melhoria no atendimento, como implantação de rede móvel em 4G em nove municípios com população menor que 30 mil habitantes. A empresa também vai ter que implantar o 4G em 22 distritos não sede e instalar 52 estruturas da telefonia móvel, conhecidas como Estações Rádio Base (ERBs), em rodovias na área de atuação da Algar nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Segundo a Anatel, a expectativa com o TAC é que a telefonia móvel chegue a 70 mil novos usuários. Os municípios que receberão essa infraestrutura têm Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) inferior à média nacional.

A empresa se comprometeu ainda a instalar redes de 4G dentro de sua área de cobertura, que compreende 135 municípios, em locais onde a tecnologia não está disponível. A operadora se comprometeu também a ressarcir, em até 30 meses, de todos os usuários de telefonia fixa e móvel atingidos por eventual interrupção do serviço.

O TAC ainda precisa ser aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) antes de ser implantado e o valor estimado de R$ 86,7 milhões ainda pode ser corrigido de acordo com a regulamentação aplicável.

Fonte: Agência Brasil

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.