TOTVS apresenta modernização do ERP TOTVS Backoffice – Linha Datasul

Por Redação | 09 de Fevereiro de 2021 às 08h00 PUBLIEDITORIAL
TOTVS

Praticamente todos os setores afetados pela crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus encontraram, nas soluções de tecnologia, uma forma de manter os negócios vivos e mais produtivos. Diante desse cenário desafiador, a TOTVS, maior empresa de tecnologia do país, realiza um projeto de modernização do TOTVS Backoffice - Linha Datasul com envolvimento, até o momento, de mais de 90 clientes.

O ERP modernizado apresenta novidades que garantem ainda mais produtividade de todos os processos de retaguarda administrativa, incluindo compras, gestão de suprimentos, estoque e suporte às operações financeiras de pagamentos e recebimentos, com processo de contabilização e gestão fiscal integrados.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Para a condução do projeto, um grande time de especialistas em tecnologia web, com conhecimento de mercado, foram alocados para atuar diretamente na modernização, somando ao todo mais de 60 profissionais envolvidos em tempo integral no projeto. Todo o processo de inovação tem se baseado em estratégias e ferramentas de design thinking e metodologias de UX (user experience) para atender às necessidades e expectativas dos clientes e seus mercados.

Angela Gheller, diretora de manufatura, logística e agroindústria da TOTVS (Imagem: Divulgação/TOTVS)

“Para que isso fosse possível, construímos soluções baseadas em resultados de pesquisas realizadas com os usuários especialistas no negócio. Por meio de metodologias de UX, criamos protótipos que passaram pela validação dos usuários reais da ferramenta, ponto crucial para o sucesso da Linha Datasul. Com a ajuda deles, já modernizamos cerca de 17 processos críticos, como o novo Cockpit Contábil que, em menos de 3 meses, já está em uso por mais de 300 clientes,” destaca Angela Gheller, diretora de manufatura, logística e agroindústria da TOTVS.

Além dos processos modernizados passarem a ser totalmente web, os clientes podem agora a contar, por exemplo, com a configuração de tributos, que possibilita, de forma ágil e intuitiva, a implementação de tributos novos; geração de pedidos de venda por meio de um portal com funcionalidades exclusivas para representantes, clientes e fornecedores; o aplicativo mobile para gestão de vendas de forma on-line e off-line; uma nova jornada no processo de compras, redução no tempo do fechamento mensal; calendário fiscal configurável, entre outros.

Segundo um relatório global da Standish Group, 31,1% dos projetos de TI são cancelados antes de serem completados e apenas 9% são entregues no prazo e dentro dos custos estimados na fase de planejamento. Na contramão, o projeto de modernização do TOTVS Backoffice - Linha Datasul resultou na construção de uma esteira de CI (Integração Contínua), no modelo DevOps para frontEnd com o uso de ferramentas modernas no processo de desenvolvimento, em padrões e execução de testes automatizados. Tudo isso para entregar os processos modernizados nos prazos estabelecidos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.