Hotelli simplifica marcação de viagens para empresas

Por Redação | 21 de Fevereiro de 2018 às 13h16

Link copiado!

PUBLIEDITORIAL
Hotelli simplifica marcação de viagens para empresas
Hotelli simplifica marcação de viagens para empresas

Quem é que não gosta de viajar? Conhecer novos lugares, experimentar pratos típicos e ter contato direto com outras culturas, mesmo que apenas por motivos de trabalho, está no topo da lista de preferências pessoais de muita gente. O processo até tudo isso efetivamente acontecer, entretanto, pode não ser dos mais simples.

O trâmite envolvido é gigantesco, entre a procura por documentos e a pesquisa pelas melhores ofertas em passagens e hotéis. Sites de mapas e localização são usados a todo momento para encontrar o melhor equilíbrio entre proximidade do destino e preço, e uma vez que o denominador comum é encontrado, muitas vezes todo o trabalho precisa ser reiniciado pelo simples fato de que aquela data dos sonhos para voar, simplesmente, desapareceu.

Fundada pelo brasileiro Paulo Cesar Garcia Júnior no estado do Rio de Janeiro e tendo Denis Afonso Pereira como CEO, a Hotelli veio para dar um jeito nesse problema e atender, principalmente, o mercado corporativo. Em pouco mais de dois anos, a startup ganhou o mundo. Empresas como Track & Field passaram a usar o sistema para redução de custos, enquanto o UFC utiliza a plataforma para toda a gestão de viagens internacionais e hotelaria de seus eventos. Esse foco, também, levou a companhia de venture capital Monashees a se tornar sua principal investidora.

Tudo com base em uma proposta que parece simples para quem está diante do computador, mas que envolve grande esforço de tecnologia por trás. A ideia da Hotelli é apresentar, em cerca de dois minutos, uma viagem completa para ser adquirida, com direito a passagem aérea, hospedagem e até mesmo valores de táxi. Bastam mais alguns cliques para que a compra seja realizada, com relatórios estando disponíveis para o setor financeiro das companhias e todo o itinerário surgindo à disposição do viajante de negócios.

A conexão com comparadores de preço e sistemas de buscas de ofertas em viagens e hotelaria ajuda a Hotelli a funcionar tanto para viagens nacionais quanto internacionais. Basta selecionar as datas desejadas e horários, além do endereço exato de origem e destino, para que todo o caminho seja exibido na tela, com preços individuais e somatórias, além de indicações para quem não conhece os locais que precisa ir. É o que a companhia chama de “viagem porta a porta”, levando o usuário de sua casa ou escritório até o local desejado, trazendo-o de volta na sequência.

Se desejar, critérios específicos podem ser adicionados às pesquisas. É melhor ficar ao lado do evento que será visitado, mesmo que isso signifique pagar mais caro, ou a preferência é pela economia? Como será a jornada do funcionário? Se ele vai emendar a viagem ao trabalho, não é melhor colocá-lo em um voo mais confortável? O usuário seleciona e o sistema faz todo o trabalho duro sozinho.

Dois minutos é tempo de sobra

Para testar o sistema, o Canaltech analisou os resultados de uma viagem realizada a partir de nossos escritórios em São Bernardo do Campo. Ela levaria um de nossos repórteres para cobrir a movimentação em Brasília com o início da votação da reforma da previdência, caso ela realmente tivesse ocorrido no dia 19 de fevereiro. Informações preenchidas, tínhamos um itinerário de viagem em mãos alguns segundos depois.

O horário de chegada, entretanto, não era aceitável, pois nosso redator chegaria à cidade apenas no fim da tarde, quando a votação já deve estar acontecendo. Dois cliques permitiram o aceso à lista de voos para o dia nas mais diferentes companhias aéreas, com a indicação de que um voo, pela manhã, seria mais caro. Ossos do ofício, infelizmente.

Rapidamente, então, tínhamos um total, com direito ao valor cobrado por um carro da Uber no trajeto do escritório até o aeroporto e da chegada em Brasília à Praça dos Três Poderes. Também estava coberto o caminho até o hotel e o retorno de lá até o aeroporto, para a volta, no dia seguinte. Tudo custaria R$ 2.359 e pode ser pago diretamente pelo sistema da Hotelli.

A promessa da empresa foi cumprida e tudo estava, realmente, pronto de forma bastante rápida. Mesmo a troca de voos ou hospedagem foi veloz, com filtros nos auxiliando a escolher os horários mais adequados para chegada do repórter, de forma que ele não perdesse a ação no Senado, caso ela tivesse existido, e também seu retorno o mais tarde possível no dia seguinte, caso a votação se estendesse ao longo da madrugada, possibilitando a cobertura das reações no dia seguinte à discussão.

Em um segundo experimento, ainda mais ousado, resolvemos levar um de nossos repórteres para a E3. A feira em Los Angeles é a maior quando se fala em games e entretenimento eletrônico, e é o local para se estar quando o assunto são os jogos que vão fazer a cabeça dos leitores ao longo do ano. A pesquisa, aqui, demorou um pouco mais, devido ao caráter mais complexo da viagem. Mais uma vez, entretanto, não levou nem dois minutos e já tínhamos um itinerário completo em mãos.

Desta vez, entretanto, decidimos alterar o hotel e selecionar um mais próximo, já que a tarifa mais barata encontrada pela Hotelli nos colocava a mais de oito quilômetros do Los Angeles Convention Center, onde acontecerá a E3 2018. Mais alguns cliques - e um sistema útil que permite catalogar hospedagens não apenas por preço ou luxo, mas também distância do destino - permitiu não apenas uma escolha melhor, mas também que nosso repórter aproveite a cidade, ficando no centro de tudo nos dias em que não estará fazendo a cobertura.

Para quem está na outra ponta, gerenciando tudo isso, o sistema é igualmente simples. Um painel de controle permite cadastrar funcionários, para que eles possam utilizar o serviço, e também cartões de crédito a serem usados no pagamento. Todo o histórico de viagens fica plenamente acessível, assim como os pedidos pendentes aparecem com destaque. A aprovação, também, acontece com poucos cliques.

Expansão internacional

Para o futuro, a Hotelli planeja ampliar ainda mais sua área de atuação. Entre as principais diretrizes da companhia para breve está a intensificação das parcerias com players do mercado de viagens, de forma a oferecer as melhores tarifas em voos e hotéis para seus usuários, da mesma forma que acontece com outros serviços do tipo.

A grande diferença, para a companhia, está no foco direto no mercado corporativo, enquanto a concorrência oferece opções mais generalizadas, atendendo a todo o público. Isso sem falar, claro, nas tais viagens “porta a porta”, que consideram não apenas voos e hospedagem, mas também o deslocamento entre tudo isso.

É justamente para facilitar ainda mais esse trâmite que a Hotelli também está desenvolvendo um aplicativo para acompanhar o viajante. Trata-se de mais uma via de acesso aos vouchers e confirmações de voo e hospedagem, além de servir como uma central de informações que auxiliam o funcionário durante sua viagem.

Acima de tudo isso, o grande plano da Hotelli é garantir mais e mais integrações com sistemas de busca internacionais, de forma a garantir sempre os menores preços, não importando a origem ou destino da viagem. Com isso, não apenas os brasileiros, mas também americanos e canadenses passarão a contar com os serviços da companhia.