Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Falta de controle de dados é desafio para 40% das empresas globais

Por| Editado por Claudio Yuge | 27 de Setembro de 2022 às 22h20

Link copiado!

Freepik
Freepik

Um relatório elaborado pela empresa de gerenciamento de sistemas Quest apontou que pelo menos 42% das empresas não têm controle sobre seus dados em todo o mundo. Segundo os entrevistados, pelo menos metade dessas informações eram obscuras, ou seja, foram retidas pela organização, mas não foram utilizadas por estarem incontroláveis ou inacessíveis.

O influxo ou indisponibilidade dos dados, em geral, causam gargalos que prejudicam a precisão e a eficácia da operação. Os pesquisadores também apontaram que a qualidade dos dados ultrapassou a segurança na escala de importância entre as iniciativas de impulsionamento de iniciativas de governança no momento de tomar decisões.

Controle da dados é uma 'fábrica de vantagens'

Continua após a publicidade

De acordo com o gerente geral da Quest para a América Latina, Marco Fontenelle, usuários de todos os níveis têm vantagens quando se tem total visibilidade, controle e confiança nas informações que têm disponíveis. “Informações confiáveis e operações eficientes nunca foram tão influentes na determinação do sucesso ou fracasso das metas de negócios”, explica Fontenelle.

“Quando as pessoas não têm acesso a dados de alta qualidade, a confiança e orientação para usá-los corretamente, é praticamente impossível para eles alcançarem os resultados desejados”, detalha o executivo.

Os desafios de visibilidade e observação de dados são diferentes entre setores, a operação de dados (DataOps), por exemplo, foi amplamente reconhecida como a principal forma de impulsionamento da capacitação de governança. 90% dos executivos entrevistados concordam que o fortalecimento da operação de dados melhora a qualidade das informações.

O que pode melhorar?

Continua após a publicidade

As maiores oportunidades de melhoria da operação de dados estão em investimentos em tecnologias automatizadas e na implantação de ferramentas que economizam tempo, como gerenciamento de metadados. Hoje, apenas 37% dos executivos ouvidos descrevem seus processo de DataOps como 100% automatizados.

“As empresas de hoje são praticamente forçadas a serem orientadas por dados e baseadas em evidências em suas estratégias”, diz o diretor de fortalecimento de dados da Quest para a América Latina, Richard Rule.

“As organizações que investem na construção de uma cultura alimentada pela automação nos processos DataOps, com informações de alta qualidade, governança e acessibilidade em toda a empresa para impulsionar o sucesso dos negócios terão vantagem”, conclui Rule.