Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como se planejar para um descanso sem culpa? Entenda a importância das férias!

Por| 30 de Dezembro de 2021 às 15h00

Link copiado!

mblach/Envato
mblach/Envato

No final do ano, é natural que muitas pessoas tirem suas merecidas férias. O problema é quando relacionamos o descanso a sentimentos de culpa, como: deixar o time sobrecarregado, perder prestígio na empresa ou avaliar que não entregou tudo que deveria antes do desligamento temporário. Romper essas barreiras é fundamental para desfrutar plenamente dessa necessária pausa, e o planejamento pode ser a melhor saída para endereçar qualquer tipo de ansiedade, inquietação ou frustração.

De acordo com estudo publicado pelo The Journal of Positive Psychology, as férias, associadas a exercícios como a meditação, ajudam os colaboradores a atingir os mais elevados níveis de bem-estar e atenção em suas atividades. E para ter certeza de que deixará suas atribuições cobertas durante o período de ausência, criar um plano de atividades com antecedência é um bom caminho. Entre quatro e seis semanas antes das férias, compartilhe com colegas e gestores as tarefas que pretende realizar e as que serão delegadas a terceiros. Isso garantirá a você uma tranquilidade maior, principalmente por ter deixado documentado todo o seu escopo de trabalho.

O canal aberto estabelecido entre gestores e colaboradores é imprescindível para diminuir qualquer insegurança. No papel de liderança, é importante sempre ressaltar que, tanto para o líder quanto para o time, a carreira é uma maratona, e não uma corrida de cinco quilômetros. Ninguém perde espaço ou credibilidade por estar ausente durante 10, 15 ou 30 dias. Superestimar a própria importância é nocivo para o crescimento da empresa, pois subestima a capacidade dos demais colaboradores e, em última instância, dos processos e diretrizes estabelecidos pela organização.

Outro estudo, divulgado pela American Psychological Association, concluiu que o tempo de folga ajuda a reduzir o estresse por remover as pessoas de atividades e ambientes muitas vezes associados à ansiedade, potencializada pela sensação de estarmos conectados o tempo todo. Durante as férias, é importante remover do smartphone aplicativos, grupos e notificações relacionados ao trabalho, pois podem servir de gatilho para revisar algo ou contatar um colega.

Continua após a publicidade

Por mais clichê que pareça, nós gestores temos de liderar pelo exemplo, e com as férias não é diferente. Responder mensagens ou participar de reuniões no período de descanso pode causar confusão entre os colaboradores. “Será que esperam que eu também faça isso durante as minhas férias?”.

Precisamos defender a importância do período de descanso em sua plenitude. Além de proporcionar um sentimento de recomeço, férias são indispensáveis para a manutenção do bem-estar e do discernimento sobre as melhores decisões a tomar. Numa época em que flexibilidade e equilíbrio estão em voga, nada mais justo que o merecido tempo para se dedicar também à sua vida pessoal.