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Afinal, o que é um projeto? Qual sua importância para o mercado de trabalho?

Por| 16 de Setembro de 2015 às 08h05

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Afinal, o que é um projeto? Qual sua importância para o mercado de trabalho?
Afinal, o que é um projeto? Qual sua importância para o mercado de trabalho?

por Rodrigo Recchia*

Competitividade implacável, margens de lucro escassas, clientes cada vez mais exigentes e avanços tecnológicos contínuos definem um cenário ideal para a execução de projetos, uma vez que tudo, hoje em dia, deve acontecer em um menor prazo de tempo e com menos recursos financeiros possíveis. Diante dessa situação, qual a melhor saída para driblar tais problemas? Sem dúvida nenhuma, é saber lidar com os projetos! Mas... o que é um projeto?

Projetos têm por característica geral sua temporariedade, com início e término definidos, visando a criação de um produto, serviço ou resultado exclusivo, geralmente alocando recursos materiais e humanos temporariamente para se atingir o objetivo estabelecido. Outra característica importante de um projeto é seu foco estar ligado à estratégia da empresa, com a finalidade de expandir seu negócio e mercado.

Entretanto, cabe aqui lembrar que projeto difere de operações, já que estas são, em sua essência, trabalhos executados repetitivamente, de forma contínua e com recursos humanos e materiais dedicados exclusivamente para este fim. A característica principal das operações é manter o negócio e atender os clientes com produtos e serviços.

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Gerenciar um projeto significar aplicar conhecimentos, habilidades e técnicas às atividades atreladas à gestão com a finalidade de se atender aos seus requisitos. É o gerenciamento de projetos que dá todo o alicerce para que um projeto seja bem-sucedido e cumpra seu objetivo inicial. Desse modo, suas principais características são: levantamento dos requisitos necessários, mobilização e desmobilização das equipes que estarão envolvidas temporariamente, planejamento, monitoramento, controle e execução, gerenciamento de todos os stakeholders visando a satisfação do cliente e demais interessados, garantia que o projeto cumpra o escopo, tempo, orçamento e a qualidade definida em seus requisitos e gerenciamento dos riscos envolvidos no projeto, trabalhando de forma a minimizá-los.

Os projetos que possuem relação entre si, com objetivos comuns e executados de forma paralela, constituem-se em um programa. Por definição, programa é um grupo de projetos gerenciados de maneira coordenada trocando a obtenção de benefícios que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente. O PAC (Plano Nacional de Aceleração do Crescimento), por exemplo, é um programa que engloba um conjunto de políticas econômicas planejadas cujo objetivo é acelerar o crescimento econômico do Brasil. Logo, um programa é um conjunto de projetos relacionados entre si e com o alinhamento estratégico da empresa. Um programa é finalizado quando todos os seus projetos são encerrados, porém é comum novos projetos serem incorporados a esses programas para o cumprimento dos objetivos estratégicos.

Em razão da rapidez trazida pelas mudanças no ambiente empresarial, cada vez mais um número maior de empresas tende a executar projetos no seu dia a dia com o objetivo de alcançar a otimização dos resultados. Assim, saber qual é o real objetivo de um projeto, operação ou programa, seja através da projeção de um novo produto, da inauguração de uma nova filial, da readequação de um processo produtivo ou mesmo da implantação de uma nova funcionalidade ou tecnologia em um determinado sistema, faz com que o gerenciamento correto dos projetos executados nas organizações não seja apenas um diferencial competitivo, mas, acima de tudo, um modo de sobrevivência.

*Rodrigo Recchia é gestor de desenvolvimento do produto WMS Store Automação, companhia de Tecnologia da Informação especializada no setor logístico