Vale a pena usar estabilizador na geladeira?
Por Victor Carvalho • Editado por Wallace Moté |

A geladeira é um elemento essencial em qualquer casa e um dos mais caros eletrodomésticos que você pode comprar, então é natural que consumidores queiram prolongar sua vida útil ao máximo para evitar se desfazer da compra enquanto ainda estão pagando por ela. E por isso surge uma questão recorrente: vale a pena utilizar um estabilizador para a geladeira?
- Qual a diferença entre estabilizador, filtro de linha e nobreak?
- 3 produtos para proteger eletrônicos de picos de energia ou dias de chuva
Utilizado para proteger equipamentos sensíveis, o estabilizador é projetado para regular a corrente elétrica e manter a tensão (popularmente chamada de voltagem) dentro de uma faixa específica. Isso evita flutuações prejudiciais de energia durante picos de tensão e quedas de eletricidade durante tempestades ou por problemas na rede.
Embora o uso de um estabilizador possa ajudar a garantir um melhor funcionamento da geladeira, seu desnecessário custo adicional e tamanho são alguns dos principais pontos negativos no uso.
Outra questão que vale a pena ser levantada é que nem todos os estabilizadores são compatíveis com todos os modelos de geladeira, o que pode acarretar em funcionamento irregular ou até mesmo danos permanentes ao equipamento.
Além disso, geladeiras atuais são mais eficientes com base nos testes internos feitos por cada fabricante, que oferecem sistemas de segurança projetados para garantir o funcionamento do eletrodoméstico — especialmente quando falamos de modelos com compressor inverter.
Adicionar um estabilizador pode prejudicar a forma de funcionamento da geladeira. Por isso, leia atentamente o manual de uso do modelo que você possuir em casa para saber todas as recomendações.
No fim, o uso ou não de um estabilizador depende de fatores externos que variam de cidade ou região. Se você vive em uma área com flutuações constantes de energia, vale a pena considerar o uso do estabilizador na geladeira — levando em conta tudo o que pontuamos acima.
Mas, para a grande maioria dos consumidores, a melhor forma de uso da geladeira é conectada diretamente à tomada, sem mediação por estabilizadores ou adaptadores.
Sempre realize pesquisas e avalie com muito cuidado as necessidades e particularidades da sua casa, cidade e região. Consulte manuais e fale com especialistas antes de tomar uma decisão final.