Xbox Series usado vale a pena? 5 cuidados ao comprar
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

O preço do Xbox Series tem te assustado? Você não é a única pessoa a se sentir assim, já que um Xbox Series X novo hoje tem um preço muito próximo ao PlayStation 5 Pro — uma ideia que beira o absurdo, mas que vem sendo praticada nas lojas.
A opção para quem busca o console da Microsoft é apelar para o mercado de usados, o que pode ser uma missão um tanto insalubre. Afinal de contas, como se certificar de que o videogame chegará até você com qualidade?
Para te ajudar, o Canaltech listou 5 cuidados que você precisa ter ao comprar um Xbox Series usado em plataformas como OLX, Enjoei, Mercado Livre e outras. Preste atenção nos detalhes a seguir.
5. Cuidado com os detalhes
Primeiro de tudo, saiba qual Xbox você quer adquirir. O Xbox Series S não possui um alto desempenho e leitor de disco, ele atende apenas o público que deseja o videogame com jogos digitais. Já o Xbox Series X é focado em performance, além de ser muito maior e ter o leitor de mídia física.
Além de se precaver para não confundi-los, é importante mencionar que a própria Microsoft provoca caos com sua nomenclatura: existe o Xbox One S e o Xbox One X — que pertencem à geração anterior de consoles de mesa.
Além disso, sempre verifique o básico: se acompanha todos os cabos, controle, se está seguindo com jogos (e, se for em mídia física, como está o estado dos discos) e diversas outras informações.
Nunca compre sem checar todos estes dados antes com os vendedores. É imprescindível que tire todas suas dúvidas e saiba com exatidão o que vai adquirir. Não é algo barato, então faça valer cada centavo sendo exigente.
4. Conta compartilhada é um risco
Quando vemos a venda de Xbox Series (principalmente o Series S), é comum ter a companhia de jogos digitais no “pacote”. O famoso “console + 10/15/20 games” que faz os olhos brilharem e contar como grande vantagem.
Porém, seus olhos têm é de estar muito abertos. Estas contas da Microsoft pertencem à outra pessoa (tanto que elas dão acesso a e-mail, arquivos do OneDrive e outros serviços) e o vendedor pode trocar a senha na hora que quiser.
O que isso significa? Que subitamente, de um dia para outro, a pessoa pode alterar este fator e impedir o seu acesso ao conteúdo do videogame. Conteúdo que você pagou a mais, diga-se de passagem.
Além do risco de ter a conta alheia cheia de jogos removida, também arrisca da Microsoft notar a utilização em locais diferentes (caso você não seja o único usuário a tê-la no Xbox Series) e banir o videogame — algo que a Sony já fez no passado, por exemplo.
3. De olho no controle
Apesar do controle do Xbox Series não ser conhecido pelo drift, ele não é imune ao problema. Apesar de trazer condições melhores do que o DualSense e os Joy-Con, não é impossível vê-lo no seu cotidiano.
Dito isso, é bom checar há quanto tempo o usuário possui o controle do Xbox e se o utiliza com regularidade. Como é um problema que ocorre com o passar dos anos, não vai querer que isso ocorra justamente na sua vez.
Além do drift, é importante que você se certifique que o controle do Xbox Series não está com as mesmas pilhas desde a sua aquisição (se foi comprado em 2020, acenda o alerta máximo neste caso).
Pilhas estouram e podem danificar os circuitos eletrônicos do acessório, o que pode impedir o seu uso. Além disso, se é vendido com Kit Play & Charge, é importante que saiba as condições da bateria e do cabo de recarga.
2. Conclua a compra na plataforma
A compra de um videogame como o Xbox Series é algo sério, então é altamente recomendável que execute toda a negociação e pagamento do usado dentro das próprias plataformas.
Dizemos isso por elas garantirem toda a segurança do processo, do envio até a etapa financeira. Imagine combinar por fora (via WhatsApp ou redes sociais) e receber em casa uma caixa cheia de pedras ou tijolos? É possível.
No caso de lojas digitais como OLX e Enjoei, o vendedor só recebe o dinheiro quando o consumidor sinaliza o recebimento do produto. Além disso, ele possui alguns dias para devolução, caso algo não esteja dentro do esperado.
A oferta de fazer a transação fora dos apps e serviços pode ser tentadora (com propostas de menor preço ou facilidades), mas este é o modo mais seguro de se comprar o Xbox Series ou qualquer outro usado na internet.
1. Faça um teste completo
Quando o Xbox Series usado chegar na sua casa, faça um teste completo no videogame. Não deixe o tempo lhe dizer que há um problema, verifique você que eles são inexistentes.
Você possui alguns dias como “garantia” das plataformas, então use isso ao seu favor: teste cabos, leitor de discos (se houver), conexão à rede, entradas como a USB e outros, sem falta.
Vale até dar aquela sacudida — com carinho, lógico — para ver se não tem nenhum componente solto no seu videogame. O importante é que tudo esteja em seu lugar, seja no funcionamento ou no sentido literal da palavra.
Também recomendamos testar jogos pesados no Xbox Series, para identificar se não há superaquecimento, ruídos ou problemas para rodá-los no videogame. Desta forma, identificará se há algo ou se poderá jogar de forma segura.
Cuidado na aquisição do seu Xbox Series
Vale lembrar que a compra de um videogame, seja novo ou usado, tem como principal objetivo te entreter e divertir. Ou seja, evite a todo custo problemas na aquisição de seu Xbox Series usado — já que isso trará justamente o contrário do seu plano.
Entre os principais cuidados que deve ter na compra do seu videogame, estão:
- Execute o teste completo
- Conclua a compra na plataforma
- De olho no controle
- Conta compartilhada é um risco
- Cuidado com os detalhes
Leia também no Canaltech: