Xbox Magnus não cobrará para jogar online e recebe toneladas de novidades
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

Um novo vazamento sobre o Xbox Magnus foi divulgado pelo Windows Central nesta semana e aponta que o próximo console da Microsoft não vai exigir qualquer assinatura para o multiplayer online.
Os rumores indicam que o dispositivo vai misturar a experiência que existe nos videogames e nos PCs. Manter o multiplayer “limitado” é visto nos consoles, mas não faz sentido para quem joga nos computadores.
Inicialmente, quem impôs este sistema foi a própria Microsoft no Xbox 360. Na mesma geração, o PS3 e o Nintendo Wii não cobravam e apenas seguiram os passos da Xbox Live Gold nas gerações seguintes.
Com o Xbox Magnus, a companhia deseja incentivar o público a não migrar para plataformas como Steam e Epic Games Store, ao invés de usar o próprio ecossistema que foi aprimorado no portátil ROG Xbox Ally.
O que será o Xbox Magnus?
De acordo com os vazamentos, o Xbox Magnus será um videogame com integração às plataformas que já existem no PC. Ou seja, você poderá jogar títulos do Steam, Epic Games Store, GOG e diversos outros nele.
A grande diferença é que o console terá uma experiência similar à vista no ROG Xbox Ally, com um software próprio que unifica todas estas plataformas em um só lugar. Em termos mais claros, será um Xbox com Windows incluso.
A ideia é que os jogadores possam acessar tudo sem a necessidade de utilizar os demais recursos do Windows. No entanto, estima-se que isto será possível para acessar títulos como League of Legends e World of Warcraft.
A proposta do Xbox Magnus será de dar acesso ao público a décadas de jogos, com a retrocompatibilidade dos seus 4 antecessores e com acesso aos jogos produzidos para o Windows.
Somado à estratégia de que “isso é um Xbox”, que permite rodar jogos em Smart TVs, celulares e outros dispositivos, o plano é expandir mais a sua presença na vida dos jogadores quando a marca completar 25 anos em 2026.
Preço do Xbox Magnus
A presidente da divisão Xbox, Sarah Bond, já declarou que o próximo console de mesa será uma experiência “premium”. Ou seja, prepare o seu bolso.
Quando se diz “premium”, não significa um videogame na faixa do PS5, Xbox Series X e Nintendo Switch 2. Neste caso, estima-se um valor similar ao visto no PlayStation 5 Pro.
No papel, isso também quer dizer que o Xbox Magnus pode ser mais barato do que uma versão equivalente de suas especificações para um PC.
O volume de produção de companhias como AMD e outras fabricantes podem ajudar a redução de custo, além do fato de que a Microsoft não precisa pagar por softwares — inclusive, o sistema do ROG Xbox Ally já serve como uma versão “teste beta” do que veremos no futuro.
Ele será mais caro do que o PlayStation 6? Possivelmente sim. Os rumores apontam que ele custará o dobro do valor do console da Sony. Porém, pode ser o dispositivo de maior custo-benefício para unificar de vez o que existe nos consoles e nos PCs.
Porém, isso não significa que não haverá resistência. A Valve trabalha em seu próprio console com SteamOS, que também promete unir o que existe nos videogames e nos computadores.
O Xbox Magnus teria uma suposta vantagem sobre o dispositivo da Valve, já que conta com um amplo suporte de desenvolvedores e do próprio público — principalmente de quem já vêm com a Microsoft desde o Xbox 360.
Por exemplo, no próximo videogame seria muito mais simples para os jogadores terem acesso a jogos como Minecraft, Fortnite e Roblox (que são campeões de popularidade).
Outro aspecto que se sobressai para a Microsoft nesta rivalidade em potencial é na sua tecnologia anti-cheat, que pode se tornar um problema nos jogos multiplayer online.
Porém, nenhum destes aspectos seria algo inalcançável para a Valve e para o Steam, ao longo do tempo. É importante levar em consideração que até ambos serem lançados, teremos desdobramentos e novos acordos.
O plano Xbox Magnus
A comunicação da Microsoft tem minado sua relação com o público. Promessas sobre o aumento do Game Pass que não se cumpriram, confusões em relação à produção do Xbox Magnus e outros podem comprometer a confiança dos fãs em relação à marca e a próxima geração.
No entanto, a promessa também é extremamente ambiciosa. Mais jogos, mais conteúdo e uma união histórica — que não foi alcançada por nenhum outro console em toda a trajetória da indústria gaming como a conhecemos.
Se tudo isso, combinado à remoção de assinaturas para multiplayer online, se concretizar, a Microsoft tem em mãos a oportunidade de finalmente virar o jogo e atingir a liderança de toda uma geração.
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Fonte: Windows Central