Xbox Cloud Gaming pode ganhar plano mais barato, indica executivo
Por Gabriel Cavalheiro • Editado por Jones Oliveira |

Atualmente, para acessar a biblioteca do Xbox Game Pass via nuvem pelo celular ou PC, é necessário assinar o plano mais caro do serviço, que pode incluir mais benefícios do que o usuário realmente precisa. Ao que parece, a Microsoft está tentando contornar esse problema e planeja lançar um plano mais barato, focado exclusivamente no Xbox Cloud Gaming.
- O que é e como jogar na nuvem pelo Xbox Cloud Gaming?
- Game Pass: quais as diferenças entre os planos de assinatura?
Nesta segunda-feira (18), o vice-presidente da Nova Geração da Microsoft, Jason Ronald, participou do podcast oficial do Xbox para discutir diversos assuntos, incluindo o Xbox Cloud Gaming. “Uma das coisas que vemos é que há muitos jogadores que usam o Game Pass Ultimate para acessar a nuvem, seja como a principal forma de jogar ou como uma forma adicional de jogar em movimento”, afirmou Ronald.
Vale lembrar que, como mencionado, quem deseja jogar apenas pela nuvem precisa assinar o plano mais caro do Game Pass, que custa R$ 59,99 por mês no Brasil. Muitos desses usuários optam pelo streaming justamente por não possuírem um Xbox ou um PC em casa, o que os impede de aproveitar todos os benefícios inclusos no plano Ultimate.
Apesar de não confirmar se realmente haverá um plano do Xbox Game Pass focado apenas no Xbox Cloud Gaming, o vice-presidente da Nova Geração da Microsoft deu a entender que isso pode se concretizar no futuro: “Acho que, para nós, isso realmente abre a oportunidade de tornar [o serviço] muito mais acessível e de deixá-lo disponível para mais jogadores. Seja entrando em novas regiões ou em novas maneiras de realmente acessar a nuvem [do Xbox].”
Microsoft Investe no Xbox Cloud Gaming
A Microsoft vem investindo pesado no serviço de streaming via nuvem do Xbox Game Pass, e não é de hoje que a companhia demonstra interesse em modificar o serviço. Durante a aquisição da Activision Blizzard, por exemplo, documentos indicaram que a Microsoft estaria trabalhando em uma versão separada do Xbox Cloud Gaming. Esse foi, inclusive, o segmento que levou o órgão regulador do Reino Unido, a Competition and Markets Authority (CMA), a bloquear a compra inicialmente.
Alguns meses depois, o CFO do Xbox, Tim Stuart, indicou a possibilidade de uma versão gratuita do Xbox Cloud Gaming com anúncios. Apesar de essas intenções não terem se concretizado em mudanças no serviço, no ano passado a Microsoft finalmente implementou o aguardado recurso de jogar títulos da própria biblioteca via nuvem.
Leia também no Canaltech:
- Mais potente que PS5 Pro: Xbox Magnus focará em gameplay em 4K a 120 FPS
- Como jogar títulos do Xbox no PC
- O que é o Xbox Game Pass?
Vídeo: Nintendo Switch, PS5 ou Xbox? Ainda vale a pena comprar um console em 2025?
Fonte: The Verge