Vem aí? Xbox Cloud Gaming gratuito deve chegar em breve com suporte a anúncios
Por Gabriel Cavalheiro |

O Xbox Cloud Gaming suportado por anúncios pode chegar em breve para membros do Xbox Insiders. O plano permitirá que os jogadores façam o streaming gratuito de jogos após assistirem a anúncios antes das sessões.
- O que é e como jogar na nuvem pelo Xbox Cloud Gaming?
- Game Pass: quais as diferenças entre os planos de assinatura?
Conforme relatado pelo jornalista Tom Warren, do The Verge, nesta terça-feira (20), a Microsoft atualizou seu aplicativo do Xbox para PC no último fim de semana com telas de carregamento para o Xbox Cloud Gaming que mencionam "1 hora de tempo de jogo suportado por anúncios por sessão", o que pode indicar um lançamento do plano gratuito em breve.
Segundo fontes do jornalista, os testes internos do Xbox Cloud Gaming gratuito incluem cerca de dois minutos de anúncios antes do início de uma sessão até que o jogo esteja jogável via nuvem. Warren afirma que a versão gratuita do serviço deve incluir streaming de alguns jogos adquiridos, assim como títulos do Dias de Jogo Grátis e o Xbox Retro Classics.
O Xbox Cloud Gaming suportado por anúncios também teria limitação de uma hora por sessão, com até cinco horas mensais gratuitas.
Não se sabe ao certo se o plano estará disponível de imediato em todos os dispositivos, como celulares, Smart TVs, Fire Stick ou até mesmo no ROG Xbox Ally. Warren espera que o Xbox Cloud Gaming com anúncios seja devidamente revelado e entre em testes públicos nas próximas semanas.
O Xbox Game Pass é realmente rentável?
Uma das maiores discussões desta geração de consoles girou em torno da sustentabilidade financeira do Xbox Game Pass. Afinal, estamos falando de um serviço que pode canibalizar vendas de jogos no Xbox e PC, além de capturar o tempo de jogo dos assinantes.
Em contrapartida, o Xbox Game Pass se mostrou um serviço robusto ao longo dos anos e, mesmo hoje, segue trazendo títulos de peso e novidades, como Clair Obscur: Expedition 33 no passado. No entanto, a Microsoft tem realizado movimentos que colocam a viabilidade do serviço em xeque.
Se o Xbox Game Pass é mesmo sustentável, por que a Microsoft segue aumentando o preço da assinatura, como o encarecimento brutal que o serviço sofreu em outubro de 2025, ocasião em que elevou o plano Ultimate para R$ 120/mês?
Agora, o iminente lançamento de um plano gratuito do Xbox Cloud Gaming com anúncios joga luz novamente sobre a viabilidade do serviço. Se o Game Pass é realmente rentável, por que a Microsoft segue optando por modelos de pagamentos agressivos como este?
Leia também no Canaltech:
- Brasileiros invadem xCloud e Microsoft é "obrigada" a melhorar servidores
- xCloud sai do beta e chega a todos os planos do novo (e mais caro) Game Pass
- Como é jogar no GeForce Now no Brasil?
Vídeo: O Game Pass do Xbox não faz mais sentido!
Fonte: The Verge