Twitch agora é dona do banco de dados de jogos IGDB

Por Claudio Yuge | 17 de Setembro de 2019 às 22h10

Você provavelmente já deve ter ouvido falar do Internet Movie Database, ou IMDb, que é um grande arquivo sobre tudo o que envolve produções audiovisuais. O Internet Games Database, ou IGDB, tem uma proposta parecida, embora não haja nenhuma ligação entre ambos. E a plataforma de streaming de jogatinas Twitch acaba de comprar o enorme banco de dados de títulos de games.

Criado em 2015 por uma pequena equipe de desenvolvedores liderada por Christian Frithiof, em Gothenburg, na Suécia, o IGDB cresceu por meio da contribuição espontânea e da inclusão de informação por conta de robôs digitais. O site possui um vasto cardápio de informações sobre títulos, gêneros, plataformas, críticas e reviews, além de linha do tempo de criação, modos de jogo, datas de lançamento, personagens, autores, entre outras coisas.

Os vários detalhes de cada game e a boa indexação tornaram o IGDB cada vez mais relevante e, atualmente, ele se tornou uma referência tão grande quanto o IMDb. Para gerar lucro, Christian e sua equipe criaram conjuntos de aplicações para programadores, que podem, assim, anexar os dados a suas pequenas lojas virtuais gratuitamente ou a US$ 99 em plataformas em que haja mais de 50 mil pedidos de informação.

Internet Games Databaase (Imagem: Reprodução/Claudio Yuge)

Isso tudo chamou a atenção da Amazon, dona da Twitch, e agora o IGDB fará parte da plataforma de streaming de jogos. Os valores da negociação não foram divulgados; contudo, os próprios sites já anunciam a parceria. Em um primeiro momento, todo o catálogo deve se tornar parte viva da busca dinâmica de descoberta da plataforma de streaming de lives, e em breve outras funcionalidades relacionadas devem ser oferecidas aos usuários.

Fonte: Tech Crunch, IGDB  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.