Publicidade

Toyota vira dev de games e lança motor gráfico para bater de frente com Unity

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Toyota
Divulgação/Toyota

A Toyota Connected North America anunciou na última segunda-feira (9) a Fluorite, um motor gráfico para jogos. Sim, caros leitores, a icônica companhia especializada em veículos trabalha em uma engine de código-aberto para consoles.

A subsidiária da Toyota Motor Corporation foi fundada em parceria com a Microsoft e tem como foco projetos em software. Para a nova ferramenta, eles usaram o toolkit Flutter e a linguagem de programação Dart. 

A revelação foi realizada durante o evento FOSDEM 2026, com alguns detalhes do que esperar do novo motor gráfico da montadora. De acordo com a fabricante, o Flutter enriquecerá a interface de usuário para “construir experiências interativas impressionantes”. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Além disso, a Fluorite utilizará a ferramenta FIlament 3D, do Google, para a renderização. Não foi revelado quando a engine será disponibilizada no mercado e de que formas os estúdios poderão acessar o seu código-aberto. A companhia prometeu detalhar o cronograma nos próximos meses.

Motor gráfico para jogos e carros

A Toyota considerou motores como Unity e Unreal para implementar em seus veículos e no cockpit digital, no entanto, a ideia foi rejeitada por códigos proprietários, peso do recurso e taxas de licenciamento.

Eles afirmam que também tentaram usar o Godot, porém o recurso era muito pesado e trazia longos carregamentos. Entre as demais opções, a companhia não achou nenhuma que não apresentasse instabilidade ou oferecesse uma interface de programação sólida. Por isso criaram a Fluorite. 

A Toyota Connected North America afirma que pretende integrar a Jolt Physics ao motor gráfico, mas não há informações de quando isso será implementado ao que apresentaram. 

Leia também no Canaltech:

Continua após a publicidade

Vídeo: A Valve anunciou o Steam Machine e pretende lançá-lo ainda em 2026, mesmo em meio à crise de memórias RAM. Veja o que esperar do novo console