Total War: PHARAOH ganha assistente de IA da NVIDIA que ajuda jogadores
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

O estúdio Creative Assembly e a NVIDIA anunciaram na CES 2026 que Total War: PHARAOH receberá um assistente de inteligência artificial in-game. A novidade promete aposentar as dezenas de abas abertas na Wiki, com dicas e soluções em tempo real.
- 10 estúdios que são a favor do uso de IA nos videogames
- Como a Inteligência Artificial mudou os jogos lançados em 2025
De acordo com a desenvolvedora, os jogadores podem utilizar prompts de linguagem natural (voz ou texto) para interagir com a IA, o que dispensa a necessidade de pausar a jogatina para pesquisar em menus ou guias externos.
A Creative Assembly garante que a IA foi treinada de forma específica com as mecânicas de Total War: PHARAOH e ela compreende o contexto do jogo — até usa palavras e termos historicamente apropriados.
Assim, a ferramenta pode analisar eventos específicos como a revolta em suas bases e até trazer um conselho estratégico, com base no estilo do jogador e nos seus feitos durante a campanha.
Seu banco de dados contém informações sobre todas as unidades, economia, organização de recursos, detalhes sobre as facções, construções e efeitos de status vistos em Total War: PHARAOH.
Segundo a NVIDIA, o assistente de inteligência artificial usa uma Small Language Model (SLM) que roda diretamente na GPU dos usuários e atua de forma mais veloz e privada. Ela funciona através das ferramentas criadas pelo software NVIDIA ACE.
A chegada da IA em Total War: PHARAOH
A Creative Assembly afirmou que o recurso de IA será introduzido por fases. Um programa de testes terá início ainda em 2026 e uma parcela da comunidade receberá a oferta para ver como ele funciona em primeira mão.
O objetivo do estúdio é manter a franquia mais dinâmica e próxima aos fãs, com funções que ampliarão a sua acessibilidade — mesmo para os novatos e pessoas não-familiarizadas com jogos de estratégia.
Leia também no Canaltech: