Ted Dabney | Morre cofundador da Atari aos 81 anos

Por Jessica Pinheiro | 28 de Maio de 2018 às 13h45
Tudo sobre

Atari

Você já deve ter ao menos ouvido falar de Pong, um dos primeiros games da história, certo? O título foi lançado em 1972 para Atari e, portanto, é bastante antigo, mas querido e referenciado até os dias atuais. O cocriador dessa pérola dos videogames foi Ted Dabney, que também foi cofundador da Atari. Infelizmente, a figura faleceu aos 81 anos por conta de um câncer no esôfago.

Sua morte foi anunciada neste domingo (27) através de um post no Facebook feito pelo historiador de jogo Leonard Herman, o autor da série de histórias de videogames Phoenix. Aparentemente, Dabney já havia sido diagnosticado com a doença no final de 2017, e recusou tratamento.

Ted Dabney à esquerda e Nolan Bushnell à direita. (Imagem: Computer History Museum)

Sua carreira incluiu passagens por algumas empresas. Quando Dabney se juntou à fabricante de fitas Ampex, ele conheceu Nolan Bushnell, e juntos eles fundaram um negócio que a princípio se chamaria Syzygy. O nome já estava sendo usado por outra empresa, então a dupla resolveu adotar a alcunha Atari.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Juntamente de outro funcionário da Ampex, eles criaram Pong, o que elevou o videogame ao sucesso na época. Dabney passou por algumas divergências com Bushnell e acabou indo trabalhar em outras empresas de tecnologia. Posteriormente acabou abandonando o segmento.

Fonte: The Register

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.