Publicidade

Steam Deck poderá rodar Windows e jogos de Xbox

Por| Editado por Bruna Penilhas | 15 de Julho de 2021 às 18h20

Link copiado!

Reprodução/Valve
Reprodução/Valve
Tudo sobre Valve

A Valve anunciou nesta quinta-feira (15) o seu novo aparelho gamer portátil, o Steam Deck. Ele vem com o sistema operacional SteamOS 3.0 instalado de fábrica, que é baseado em Linux. Contudo, nada vai impedir o usuário de instalar games e sistemas de terceiros, como o próprio Windows da Microsoft. E isso será totalmente legal.

“Não achamos que as pessoas devem ficar presas em uma certa direção ou a um determinado software”, disse Lawrence Yang, designer da Valve, em entrevista ao site IGN. “Você pode instalar o que quiser e conectar os periféricos que quiser nele. Talvez a melhor maneira de pensar nele é sendo um PC pequeno com um controle conectado, em vez de um console de jogos", completou.

Continua após a publicidade

Na teoria, você poderá transformar o Steam Deck em uma espécie de Xbox portátil. Isso vem em boa hora, visto que a Microsoft está investindo pesado para levar a mesma experiência dos consoles Xbox para o PC e para a nuvem, via xCloud. Será possível, por exemplo, instalar jogos do Xbox Game Pass e de outras lojas, como a Epic Games Store.

Instalar o Windows no Steam Deck também aumentaria significativamente as opções de jogos do próprio Steam suportados no aparelho, visto que os títulos precisam ser compatíveis com Linux. Atualmente, menos de 15% de todo o catálogo roda em sistemas baseados na plataforma, como o Steam OS; você pode conferir a lista completa no site oficial do Steam. Vale mencionar que a Valve tem se esforçado para aumentar esta lista com o Proton, uma ferramenta que permite que os games funcionem no Steam Deck sem a necessidade de ter um port oficial para a plataforma. 

Continua após a publicidade

O porém é que o desempenho do sistema e dos jogos poderá ser afetado com o Windows, já que o aparelho não foi projetado para rodar o sistema da Microsoft. Portanto, é melhor esperar os primeiros testes antes de instalar qualquer coisa de terceiros.

O Steam Deck será lançado em dezembro de 2021 nos Estados Unidos, Canadá, União Europeia e Reino Unido — a Valve promete que mais países serão contemplados com a novidade em 2022. Os preços começam a partir de US$ 399. Confira todos os detalhes e especificações técnicas aqui.

Fonte: IGNPC Gamer, The Verge